06/12/2019
Superar desigualdades, transformar contextos, garantir aprendizagem e desenvolvimento integral para todos. Em suma, estes são alguns objetivos que a inovação almeja no campo da educação. Mas quais são os caminhos para isso?
Sabendo que a depender do contexto esta resposta varia, o Movimento de Inovação na Educação listou 6 publicações gratuitas, disponíveis para download, que abordam sob diferentes ópticas a questão da inovação na educação no Brasil.
São publicações que se debruçam sobre questões como o novo Ensino Médio, nosso passado educacional e político, metodologias ativas de aprendizagem, produções coletivas e dialógicas, entre outras. Confira:
Diante do contexto da reforma, a publicação “Propostas para o Ensino Médio Brasileiro” reúne 27 caminhos para a etapa se tornar mais democrática, inclusiva, integral e transformadora. As propostas foram elaboradas conjuntamente por especialistas, educadores e estudantes a partir de uma série de encontros que ocorreram em diferentes regiões do país. Em suma, elas sugerem modos de superar a fragmentação das políticas educacionais, demonstrando que as mudanças devem impactar simultaneamente os currículos, a gestão, as carreiras e formação dos profissionais, os recursos e a avaliação.
Composto por artigos, o livro digital “Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo” foi escrito por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores e profissionais do terceiro setor. Fruto do programa Escolas Transformadoras, ele apresenta a criatividade como um valor e uma habilidade essenciais para a formação de pessoas capazes de transformar a educação e a sociedade e fomenta trocas sobre diversas experiências e olhares sobre o tema.
O livro “Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis” é resultado da empreitada que a Faculdade de Educação da UNICAMP encarou para comemorar seus 45 anos de luta pela escola pública. A publicação traz a contribuição de um conjunto de autores que, a partir de diferentes referenciais teóricos, assume o desafio intelectual de rebater as falácias que sustentam esse ataque à escola pública, produzindo conhecimento que explique os reais motivos e os problemas fundamentais da educação contemporânea.
Nesta obra, o professor José Pacheco se vale do gênero textual epistolar para traçar um diálogo envolvendo 25 cartas entre educadores brasileiros já mortos e professores da atualidade interessados em criar uma comunidade aprendiz com seus alunos. Uma pergunta atravessa todos os textos de “Aprender em Comunidade”: por que razão não conseguimos pôr em prática os nossos ideais?
Como seria a educação brasileira se fosse pensada a partir de nosso povo, nossa cultura e nossa história? Buscando tal resposta, nove especialistas referências em Educação construíram a obra “Educação de Alma Brasileira“, publicado pela Fundação SM. O livro resgata o legado de diversos educadores pioneiros do Brasil e detalha mais de 20 experiências de escolas e políticas públicas históricas e atuais.
Elaborado a partir da experiência cotidiana de profissionais de 15 escolas, o livro “O ser e o agir transformador – Para mudar a conversa sobre educação” apresenta a política educacional brasileira a partir dos atores que a vivenciam. Nesta perspectiva, a publicação – organizada pelo programa Escolas Transformadoras – revela como a política impacta a vida de crianças, jovens, famílias, educadores, funcionários, técnicos de secretaria, agentes comunitários e a vizinhança.