Saiba quais são as palestras, seminários e outras agendas da inovação. Os eventos divulgados nesta página são publicados originalmente na página do Porvir.
O post Entretenimento de férias: indicações do Porvir para você assistir e ouvir apareceu primeiro em PORVIR. Para desacelerar nas ...
O post Educação 2025: pesquisas revelam desafios, tendências e a realidade das salas de aula apareceu primeiro em PORVIR. O ...
O post 2025 no Porvir: um ano para novas conexões apareceu primeiro em PORVIR. O ano passou num piscar de ...
O post Matemática 2025: o que o Porvir trouxe sobre como ensinamos e (o pouco) que aprendemos apareceu primeiro em ...
O post Brasileiros são finalistas de prêmio global por uso de IA na educação apareceu primeiro em PORVIR. Thiago Rached, ...
O post Do bairro Senzala à escola: memórias, identidade e igualdade étnico-racial apareceu primeiro em PORVIR. Professor mobiliza estudantes a ...
O post Educação ambiental em 2025: reportagens, cursos e recursos para inspirar a escola apareceu primeiro em PORVIR. Educação e ...
O post Os livros lidos pela equipe do Porvir em 2025 apareceu primeiro em PORVIR. Saiba quais foram os livros ...
O post Global Teacher Prize: professor brasileiro especialista em metodologias ativas é finalista Top 50 apareceu primeiro em PORVIR. Do ...
O post Entretenimento de férias: indicações do Porvir para você assistir e ouvir apareceu primeiro em PORVIR.
As férias chegaram. Com o fim do período de avaliação e das sessões de conselho de classe, é importante aproveitar o recesso para relaxar e descansar.
Ver um bom filme ou ouvir boa música são pequenas formas de autocuidado que devem ser incluídas na rotina diária. Mas, quando os dias são intensos, nem sempre conseguimos parar para assistir ou ouvir algo com calma, prestando atenção na letra da música ou nas emoções de uma cena, certo?
Para você aproveitar o período sem aulas, o Porvir, a equipe do Porvir reuniu sugestões de filmes e músicas que embalaram nossos momentos de descanso. (Também temos uma lista de livros, que você pode conferir aqui).
Em espanhol, “buena onda” é uma forma coloquial de dizer que algo ou alguém é legal, agradável, tem uma energia boa. A definição funciona para “O melhor infarto da minha vida”, minissérie baseada no livro autobiográfico do argentino Hernán Casciari.
Em dezembro de 2015, recém-chegado a Montevidéu, fumante compulsivo e frustrado profissionalmente, Casciari hospedou-se em um Airbnb com uma namorada recém-conhecida. Sua missão era escrever, em tempo recorde, um livro como ”ghostwriter” (alguém que escreve em nome de outra pessoa). No dia em que a cidade parou para celebrar o título do Peñarol, ele sofreu um infarto. Foi salvo pelos anfitriões: a dona da casa o levou ao hospital guiada por um carro de polícia, em meio ao caos das comemorações.
Lançado em 2020, durante a pandemia de covid-19, “Gil Baiana ao Vivo”, gravado em Salvador no ano anterior, raz ventos de alegria e tranquilidade que só a Bahia sabe oferecer. Gilberto Gil, em sua genialidade política, afetiva e luminosa, encontra o BaianaSystem e sua vibração contagiante, e o resultado é uma celebração de reggae, guitarras e experimentações.
Prepare-se para chorar e se emocionar com a história de Gal, uma catadora de recicláveis que, após sofrer abusos do marido e não encontrar apoio para denunciá-lo, foge com seus dois filhos pequenos. Nessa jornada, ela tenta construir um mundo de fantasia para as crianças enquanto busca uma vida melhor.
Florence Welch lançou esse álbum em pleno Dia das Bruxas, e ele faz jus a músicas que soam como pequenos rituais. Com letras fortes e profundas, ela aborda os traumas que viveu recentemente. Vale muito ouvi-lo do início ao fim, sem pular nenhuma canção.
Estrelado por Fernanda Montenegro, o filme é inspirado na história real de Joana da Paz, uma aposentada de 80 anos que, com uma câmera e fitas VHS, registrou e denunciou o tráfico de drogas e a corrupção policial que ocorriam bem diante da janela de seu apartamento, em Copacabana. Após o caso vir a público pela imprensa, ela entrou para o Programa de Proteção a Testemunhas e teve sua identidade preservada por 17 anos, até sua morte, em 2023.
Entre ecos da repressão do período militar, o álbum resiste como um sopro de liberdade e criatividade musical. Lô Borges e Milton Nascimento nos presenteiam com arranjos bem construídos e uma sensibilidade artística rara. No ano em que nos despedimos de Lô, volto a esse disco como quem visita um velho amigo. Como pequena homenagem póstuma, deixo aqui o convite para uma escuta atenta de Clube da Esquina nas férias.
Meu filme favorito do ano e, até agora, da vida. No longa, acompanhamos os dias aparentemente monótonos de Hirayama, um homem de meia-idade que trabalha limpando banheiros públicos no Japão. É uma história sensível sobre a rotina, a melancolia, a felicidade e, no fim das contas, sobre a vida.
Lançado em 2023, o álbum marcou presença constante nos meus fones de ouvido ao longo deste ano! Uma das vozes da nova MPB, Ana Faria Fainguelernt une registros da música brasileira do passado ao pop contemporâneo, em canções que vão de letras melancólicas a batidas vibrantes. Meu destaque vai para “Insista em Mim”.
Adaptação do aclamado romance de Viet Thanh Nguyen, vencedor do Pulitzer, a série “The Sympathizer” é uma trama complexa que mistura espionagem, política e identidade cultural. A narrativa acompanha um espião comunista vietnamita infiltrado no exército sul-vietnamita que, após a queda de Saigon, se exila nos Estados Unidos.
Em solo americano, ele é forçado a lidar com sua dupla identidade, espionando a comunidade de exilados enquanto, simultaneamente, questiona sua própria lealdade. A série se destaca pela direção sofisticada e pela atuação brilhante de Robert Downey Jr., que interpreta múltiplos papéis simbólicos das diferentes faces do poder americano.
O disco mistura sensualidade, melancolia e força, com letras que exploram desejo, liberdade e vulnerabilidade. A sonoridade transita entre o pop, o R&B e a música eletrônica, criando um universo sonoro sofisticado e acessível. É um trabalho que revela maturidade artística e consolida Marina como referência da nova geração.
A música mistura poesia e filosofia para pensar sobre a vida, convidando à reflexão sobre temas universais como o amor, o dinheiro e a maneira como aqueles que veem o mundo de forma diferente são frequentemente rotulados como “loucos”. O clipe apresenta flores mescladas ao Teste de Rorschach, método baseado em manchas de tinta, utilizado por psicólogos para avaliar como uma pessoa percebe e interpreta o mundo.
A minissérie em áudio da Companhia das Letras é um convite à imersão na vida e obra de escritoras que marcaram o século 20. Em cada episódio, uma dupla de autoras se liga a partir de temas em comum como a amizade de Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst; os diários de Carolina Maria de Jesus e Maura Lopes Cançado; as intersecções entre o real e o fantástico com Leonora Carrington e Silvina Ocampo, entre outros. A temporada possui 7 episódios.
Este filme é um exercício de olhar histórico sobre o Brasil. Narrado por um personagem que atravessa diferentes períodos da história do país em busca de Janaína, a mulher que ele ama, o longa traz como texto principal figuras que foram fundamentais para a construção do país. Começando em 1566, quando o país foi invadido por portugueses, a história é contada por um guerreiro indígena que, morto, assume a forma de um pássaro. Ele retorna em 1825, como um homem africano escravizado; em 1968, durante a ditadura militar, e em 2096, período em que a água é motivo principal de guerra no mundo.
John é o anfitrião de um encontro de amigos professores para a sua própria despedida. Ele se demitiu do emprego na universidade repentinamente e quer ter um bom momento com os seus companheiros. O filme dá uma reviravolta trazendo várias perspectivas de uma hipótese simples: e se um homem do período neolítico tivesse sobrevivido ao tempo e vivesse nos dias atuais?
Primeiro álbum de Ayô Tupinambá, “Exú-Mulher” é uma celebração sobre mulheridade, força e liberdade. Ayô transforma suas vivências em um álbum que evoca o melhor do samba com as raízes negras e o chão do terreiro.
O post Entretenimento de férias: indicações do Porvir para você assistir e ouvir apareceu primeiro em PORVIR.