25/03/2019
A aprendizagem solidária visa promover aprendizagens por meio de intervenções sociais propostas pelos estudantes, com base nas necessidades das comunidades. Para fortalecer e consolidar estes valores, acontece em São Paulo, no dia 29 de março, o I Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária.
Gratuito e com inscrições online, o evento convida especialistas para debater essa concepção de educação, que data do início do século 20, e tem por objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos por meio de vínculos com seus territórios e comunidades.
Articulando práticas pedagógicas, teorias, educação integral, juventudes, intervenção social e currículo, o seminário também visa compartilhar experiências de movimentos e escolas que já desenvolvem esse trabalho. Para tanto, terá mesas temáticas e relatos de personagens.
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
9h – Abertura
• José Police Neto – vereador de São Paulo
• Miguel Thompson – diretor-executivo do Instituto Singularidades
• Mônica Gardelli Franco – diretora-executiva do CENPEC, instituição que coordena a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária
9h45 – Mesa 1: A intervenção social como teoria e prática pedagógica
11h30 – Mesa 2: Educação integral, currículo e aprendizagem solidária
14h30 – Relatos de experiência
• Sofia Carvalho – Movimento Futuro
• Isabella Alchorne – Movimento Futuro
• Iris Isabele Alves da Silva – Estudante
• Vitor de Freitas Zelic – Estudante
• Kátia Campanile – Colégio Elvira Brandão
• Enrique Ochoa – diretor-executivo do CLAYSS
• Chantal Jouannet – Pontifícia Universidade Católica do Chile
15h30 – Mesa 3: Juventudes, territórios e aprendizagem solidária