23/08/2018
O ser e o agir transformador – Para mudar a conversa sobre educação apresenta a política educacional brasileira a partir dos atores que vivenciam o dia a dia de uma escola.
Nesse sentido, o livro busca retratar, a partir de experiências de profissionais de 15 escolas, como a incidência política impacta na vida de crianças, jovens, famílias, educadores, funcionários, técnicos
de secretaria, agentes comunitários, e na vizinhança.
“Começamos a pensar nesta publicação durante o terceiro ano do programa, quando se tornou claro o momento de espalhar a mensagem para toda a sociedade, de estabelecer novas parcerias e aprofundar as estratégias de incidência na política educacional brasileira. Nesse mesmo período, discussões como o novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e iniciativas equivocadas, como a do Escola sem Partido, figuraram no contexto político brasileiro. Portanto, como não mostrar, pela perspectiva de quem vive o dia a dia de uma escola, um posicionamento sobre isso e sobre tantos outros assuntos que afetam a vida de cada um e de todos nós?”, descrevem os organizadores.
O livro foi organizado e publicado pelo Programa Escolas Transformadoras, uma iniciativa da Ashoka e do Instituto Alana. A iniciativa é uma das redes parceiras do Movimento de Inovação na Educação. A plataforma reúne mais de 100 iniciativas da Educação que inovam em metodologias e práticas em seus territórios.
Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 e congrega mais de 3 mil empreendedores sociais em 84 países. Busca colaborar na construção de um mundo em que ‘Todos Podem Ser Transformadores’. Saiba mais sobre a Ashoka.
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que garantem condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”. Saiba mais sobre o Alana.