Site compartilha práticas pedagógicas das escolas NAVE

*Por Centro de Referências em Educação Integral

Com a experiência do NAVE – Núcleo Avançado em Educação, a Oi Futuro se propôs a criar a escola pública de Ensino Médio que tantos idealizam: engajada à realidade e à cultura dos jovens, às necessidades do mercado de trabalho em constante transformação, e com amplo uso de recursos tecnológicos.

Agora, vão compartilhar as práticas exitosas destes 12 anos de pesquisa e inovação na educação, por meio da plataforma Práticas Inovadoras para o Ensino Médio, elaborada em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral, em que as práticas aparecem em formato de passo a passo. “O objetivo é que outras escolas e redes possam se inspirar e colaborar na transformação da educação pública brasileira”, diz Fábio Meirelles, coordenador de educação da Oi Futuro.

As práticas presentes na plataforma foram desenvolvidas por professores e gestores das duas escolas onde o programa opera em parceria com a rede pública: a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Recife (PE), e o Colégio Estadual José Leite Lopes, no Rio de Janeiro (RJ).

Nestes modernos laboratórios de ensino-aprendizagem, que funcionam em tempo integral, combinando Ensino Regular e Técnico, os alunos aprendem por meio da experiência, fazendo relações com o território, a cultura e a comunidade.

Para Natacha Costa, diretora da Cidade Escola Aprendiz, o fato de estas práticas terem sido criadas a partir das condições de uma escola e das necessidades reais dos alunos amplia as possibilidades de outras escolas aproveitarem o material. “O Ensino Médio hoje enfrenta uma crise de modelo e altos índices de evasão, e precisa ser reinventado a partir dos gestores locais, professores, alunos, comunidade e do próprio território.”

A plataforma Práticas Inovadoras para o Ensino Médio

As práticas presentes no site estão agrupadas em dois setores: as práticas de ensino-aprendizagem e as de gestão. Cada uma dessas práticas atende a certas metodologias, por exemplo, de gestão democrática ou aprendizagem por projetos. Há, ainda, um questionário de perguntas e respostas que ajuda os interessados a buscar uma prática de acordo com suas necessidades.

Fabio Meirelles também destaca que as práticas prezam pela interdisciplinaridade e o protagonismo dos adolescentes. “Várias práticas promovem o engajamento com a comunidade, porque fazem sentido para os jovens que querem provocar transformações e encontrar soluções para problemas do seu contexto”, explica.

Site compartilha práticas pedagógicas das escolas NAVE. Imagem mosra desenho de avião de papel, balão e foguete

Cada uma das práticas pedagógicas é estruturada com um Plano de Voo, que traz o contexto, a intencionalidade e os objetivos das atividades, e uma espécie de passo a passo, chamado de Pilotando, que indica a ordem lógica e organiza a proposta. Por fim, vem a Equipagem, que aponta o que precisa ser levado nessa jornada: materiais e insumos para execução da prática ou recursos de apoio para o planejamento Voe Conosco.

As práticas também são identificadas de acordo com o nível de complexidade para sua implementação pelos desenhos de um balão, avião de papel ou foguete.

Embora as escolas do NAVE despontem como referência em uso das novas tecnologias, a maioria das práticas presentes na plataforma não depende destes recursos ou aponta alternativas para sua realização.

Gestão democrática

“A qualidade do ensino depende fundamentalmente das condições que o professor tem para desempenhar sua função”, lembra Natacha Costa. Assim, é imprescindível que as práticas pedagógicas inovadoras venham acompanhadas de uma gestão democrática. “É fazer junto, é romper a perspectiva do professor detentor de conhecimento, e fazer uma troca entre todos”, explica Fábio Meirelles.

Para Karla Andrade, gestora do NAVE Rio, também é preciso envolver a comunidade escolar, as famílias e a sociedade. “Cada um tem a sua importância e o seu significado dentro desse processo que é promover as trocas de experiências e de conhecimentos”, diz.

Conheça um pouco mais

Na prática Plantão Pedagógico, os familiares não vão à escola só para receber os boletins dos alunos, mas para discutir questões pedagógicas, de infraestrutura e gestão da escola. “Quando todos os atores escolares participam das tomadas de decisão e dos planejamentos das ações, eles sentem pertencentes ao espaço e responsáveis pelos processos, e tudo acontece com mais afetividade, compromisso e respeito”, diz Aldineide Lilian Gomes de Queiroz, gestora do NAVE Recife, que desenvolveu a prática.

Na prática Tabuleiro com História, os alunos aprendem conteúdos curriculares do ensino de história por meio de jogos de tabuleiro. “A educação e o conhecimento humano deve ser em rede, porque a experiência humana é multidisciplinar. Sem isso, o estudante não consegue desenvolver uma visão mais profunda e senso crítico na sua formação”, afirma Daniel Martins, professor do NAVE Rio, um dos responsáveis pela prática.

Imagem mostra alunos em atividade em escola NAVE. Eles seguram palitos de madeira. Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo

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