01/01/2018

Inova Escola

Inova Escola é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, que apoia escolas localizadas em zonas rurais e urbanas.

Cada uma das escolas selecionadas traz um histórico e um conceito distintos, imprimindo modelos que transformam seus contextos e inspiram outras a mudar também.

A fim de estimular suas experiências e práticas pedagógicas com uso de tecnologias, o Inova Escola disponibiliza incremento da infraestrutura tecnológica, propostas personalizadas e contextualizadas, assim como capacitações e acompanhamento aos gestores educadores das escolas apoiadas em suas atividades em aula. Assim, o programa é organizado em três eixos:

Estimular: Oferecer formação para inovar na educação a partir de referências e caminhos trilhados.

Incubar: Criar soluções baseadas em cada contexto das escolas apoiadas pelo programa, apoiar a implementação do que foi pensado e avaliar resultados.

Disseminar: Incentivar e provocar a adoção e o compartilhamento de práticas inovadoras por meio de publicações, como por exemplo, Inova Escola e Viagem à escola do século XXI.

Por meio do Inova Escola, a Fundação Telefônica Vivo acredita que contribuir com o fortalecimento de escolas públicas é também estimular jovens criativos, capazes de solucionar problemas, tomar decisões e exercer a sua cidadania com responsabilidade, construindo um presente alinhado às necessidades do século XXI.

Veja aqui a Websérie Inova Escola, que mostra experiências inovadoras de ensino no Brasil

Cada uma das escolas apoiadas pelo Inova Escola  traz um histórico e um conceito distintos. No entanto, todas têm modelos que transformam seus contextos e inspiram outras a mudar também.

Hoje, a Fundação apoia sete escolas públicas:  Escola Municipal Andre UraniEMEF Desembargador Amorim LimaEMEF Maria Luiza Fornasier FranzinEscola Municipal Manoel DomingosEMEF Presidente Campos SallesEMEF Zeferino Lopes; Colégio Norma Ribeiro.

Publicações

No livro Inova Escola, a inovação educativa é apresentada por meio de histórias de pessoas que, dentro de escolas em diferentes partes do mundo, arregaçaram as mangas e decidiram impactar de forma positiva a aprendizagem dos alunos.

Disponível para download, a publicação traz relatos de representantes de 30 instituições que participaram de pesquisas presenciais e online para expor suas propostas. O leitor tem a oportunidade de viajar por um universo de iniciativas educacionais, podendo entender melhor como colocar em prática ações simples, mas que fazem total diferença no ensino dos alunos.

Um dos capítulos que merece destaque é o “Papel do Professor”, que ressalta a importância da figura do educador para o aprendizado: “Pode até parecer redundante, mas é sempre bom reforçar que o professor é peça-chave para impulsionar qualquer tipo de mudança em busca de uma educação de qualidade”. De acordo com a publicação, a atuação dele em sala funciona como um impulso para que as mudanças aconteçam. É ele o responsável por colocar em prática e observar pontos positivos e negativos que podem ser trabalhados da melhor forma dentro das instituições.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.