EMEF Zeferino Lopes De Castro

Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro

Estrada da Pimenta, | s/n | Passo da Areia | Viamão | 94400-970

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Na Escola Zeferino Lopes De Castro, estudantes usam seus próprios tablets e netbooks para construir projetos e artefatos baseados em seus interesses e em suas curiosidades genuínas. Os professores orientadores atuam de forma interdisciplinar a partir das indagações dos aprendizes, com o suporte de uma proposta de reestruturação do currículo por eles elaborada.

A instituição realiza o projeto Vida (Vivências Inovadoras Desenvolvidas na Aprendizagem), constituiu o primeiro laboratório do programa Escolas Rurais Conectadas (iniciado em 2013) e integra o programa Inova Escola, ambos desenvolvidos pela Fundação Telefônica.

A experiência de utilização intensiva das tecnologias digitais e da conectividade na Zeferino vinculada à busca por criar modelos para a qualificação da aprendizagem de crianças e jovens de áreas rurais é uma iniciativa pioneira no contexto da educação do campo no País, reconhecida inclusive pelo Ministério da Educação em seu mapa da “Inovação e Criatividade na Educação Básica”.

A proposta pedagógica da Zeferino está alicerçada no método de Projetos de Aprendizagem (PAs), em que alunos formulam perguntas pessoalmente significativas e vivenciam a iniciação científica: desenvolvem investigações, elaboram teorias explicativas e constroem protótipos que contribuem com respostas às suas indagações, sempre com o apoio de professores orientadores.

Outros três momentos compõem a agenda da escola: Momentos de Estudo de Conceitos (MECs), com alunos distribuídos em turmas segundo o ano que frequentam para a aprendizagem de conteúdos e conceitos das diferentes áreas do conhecimento, mantidas as orientações curriculares; Momentos de Estudo por Projetos (MEPs), em que professores elegem temáticas emergentes nos projetos elaborados, realizando atividades voltadas ao desenvolvimento de competências que possam potencializá-los, como escrita, raciocínio lógico, comunicação, criatividade, pensamento computacional e resolução de problemas; e Oficinas, nas quais são realizadas atividades extras com ou sem viés tecnológico, como teatro, dança, jardinagem, robótica e demais temáticas alinhadas aos interesses dos estudantes.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.