21/07/2022

Webinário “Escolas2030: Recomendações para Políticas Públicas” acontece dia 26/7, com presença de Cortella

Nesta terça-feira, dia 26/07/2022, das 16h às 17h30, acontece o Webinário Escolas2030: Recomendações para Políticas Públicas. O evento online terá a participação do Prof. Mário Sérgio Cortella, um dos maiores pensadores da educação contemporânea brasileira. A transmissão será via YouTube: https://youtu.be/89TX0ylJJFg

O encontro marcará o lançamento das Recomendações para políticas públicas – Condições para a oferta de uma educação de qualidade, escritas com base nos achados da pesquisa-ação do programa no Brasil. Para saber mais sobre o documento, leia esta matéria.

Além de Cortella, a mesa contará com Elie Ghanem, coordenador da pesquisa-ação e professor da FEUSP, Adriana Rebouças, professora da Escola Pluricultural Odé Kayodé (GO) e representante do Coletivo Encrespad@s.

Para manifestar o interesse em participar do evento e obter certificado, pede-se para preencher este formulário de modo a estimar o número de espectadores: https://forms.gle/TTftcf6iqEsZXL7v9

Sobre o programa Escolas2030

O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4).

Com duração de 10 anos (2020 a 2030), a iniciativa é realizada no Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda. No Brasil, o programa vem acompanhando escolas e outras organizações educativas, que atuam como ‘laboratórios de inovação’ para uma educação integral e transformadora.

Sobre as Recomendações

Em 2022 são consolidados os resultados de três anos de atuação do Escolas2030 e as Recomendações para políticas públicas são resultado desse trabalho, que envolve também a participação de Secretarias de Educação. Além das duas propostas, o documento apresenta os princípios orientadores das recomendações, ancorados em exemplos concretos do coletivo-pesquisador, entre outras referências.

Com o documento, o objetivo principal do programa é incidir no debate público sobre educação que, em grande medida, é permeado por questões sobre eficiência de sistemas educacionais. A ideia é que as Recomendações possam subsidiar um debate mais amplo com a sociedade civil e autoridades do poder público uma vez que os compromissos do programa trazem uma visão avançada de qualidade educacional, tema nevrálgico para propostas eleitorais e políticas públicas

Confira as Recomendações na íntegra aqui!

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