25/06/2019
O mapa de Inovação e Criatividade na Educação Básica, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015 pelo então ministro Renato Janine Ribeiro, reconheceu 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, como exemplos de organizações que inovaram em seus projetos políticos pedagógicos por meio de pelo menos um dos cinco seguintes eixos: gestão, currículo, ambiente, intersetorialidade e metodologia.
Resultado de um chamamento público via edital, o mapa ficou no ar até o dia 28 de fevereiro de 2019 quando a página passou a constar como “não encontrada”. A rede foi, inclusive, o ponto de partida para o Movimento de Inovação na Educação criar e acrescentar outras iniciativas ao seu mapeamento.
No entanto, o registro não se perdeu por completo. Ainda é possível consultar quais eram as instituições mapeadas pelo MEC em um endereço mais antigo, disponibilizado pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).