08/11/2022
Novembro, 2022. Entre 22 e 24 de novembro, a Faculdade de Educação da USP e a Ashoka realizam o primeiro Fórum Nacional Escolas2030. O evento traz escolas, secretarias de educação e pesquisadores de várias partes do Brasil. Eles trabalham em rede para criar novos parâmetros de avaliação da aprendizagem, com base na prática da educação integral e transformadora. A premissa do programa é a de que os critérios de avaliação precisam ser contextualizados e que não faz sentido medir a qualidade de educação no Brasil, por exemplo, com a mesma régua que se mede na Coréia do Sul.
O programa Escolas2030 é desenvolvido simultaneamente em dez países, com foco no sul global, e tem como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que prevê a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. Além do Brasil, também participam escolas do Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda, que adotam um processo de pesquisa-ação durante dez anos. O programa é liderado globalmente pela Fundação Aga Khan e chegou ao Brasil por iniciativa da Fundação Itaú Social.
“O primeiro Fórum do Programa Escolas 2030 é uma oportunidade única de integrar experiências das escolas mais inovadoras do país, das secretarias comprometidas com a educação de qualidade e de pesquisadores que investigam a relação entre avaliações e inclusão social”, diz Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude da Ashoka na América Latina e uma das gestoras do Escolas2030 no Brasil.
O Escolas2030 tem duração de dez anos, mas os resultados do programa são compartilhados entre os participantes, com secretarias de educação e com o público geral para que as práticas, do que comprovadamente já funciona, sejam irradiadas por outras escolas e governos. “Neste momento pós-pandêmico e de transição de governo, o Escolas2030 sistematiza suas primeiras conclusões para contribuir com a reconstrução das instituições educativas e desenhar os caminhos para que o Brasil se torne mais democrático, inclusivo e transformador pela educação, explica Singer.
O evento é gratuito e acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais em São Paulo e transmissão ao vivo pela internet. O público terá a oportunidade de conhecer escolas inovadoras de todas as regiões do país. Em sua maioria, são instituições públicas, de vários níveis escolares – da educação infantil, passando pelo fundamental, médio, técnico e educação de jovens e adultos.
A agenda do Fórum na manhã do dia 22/11, começa com visitas para conferir de perto o trabalho realizado por escolas-pólo que compõem o programa em São Paulo.
Já à tarde, dois painéis discutem os resultados da pesquisa-ação do programa: Como organizações educativas inovam e Levantamento sobre avaliação em organizações educativas. A programação do dia se encerra com o lançamento do documento Recomendações para políticas públicas para a oferta de uma educação de qualidade. Estes documentos consolidam os achados dos três anos de atuação do programa no Brasil e visam incidir no debate público sobre educação.
Na quarta-feira, 23/11, pesquisadores, educadores e estudantes discutirão como avaliamos as aprendizagens transformadoras e construímos indicadores que, de fato, contribuam com a qualidade dos sistemas de educação. O encerramento do Fórum acontece na quinta, 24/11, com uma roda de conversa sobre Empatia, Educação Transformadora e a convivência no Universo Digital.
Inscrições: https://bit.ly/3FPM5s2 (as vagas para a participação presencial são limitadas)
Serviço:
O quê: Fórum Nacional Escolas2030
Quando: de 22 a 24 de novembro de 2022
Onde: 22 e 23/11 na Casa da Cultura Japonesa (USP)
24/11 na Sala Crisantempo (Vila Madalena)
No Brasil, o programa Escolas2030 é implementado por meio de uma parceria entre Ashoka e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com apoio do Itaú Social. A comunicação é desenvolvida pela Cidade Escola Aprendiz.
Site: https://escolas2030.org.br/
Instagram: @escolas2030
Email: [email protected]
Mariana Nakajuni | Ashoka Brasil
[email protected] | 11 97294-1295