31/07/2019

Plataforma reúne práticas pedagógicas de educação integral para as infâncias

Buscando caminhos para a transformação da escola brasileira, o especial Educação Integral nas Infâncias na Prática reúne práticas pedagógicas inovadoras que dialogam com a educação integral e valorizam a diversidade territorial e cultural das crianças de 0 a 12 anos.

Ao total, compõem a plataforma 50 práticas de escolas urbanas e rurais, públicas e privadas, distribuídas por meio de um mapa de norte ao sul do Brasil. “O mapa serve para mostrar onde estamos e para onde podemos ir. Então ele traz trabalhos concretos, bem feitos, e que não necessariamente devem ser imitados, mas que mostrem bons jeitos de caminhar”, explica Maria Thereza Marcílio, diretora da Avante – Educação e Mobilização.

As experiências são bastante diversas entre si. Algumas convidam os avós dos alunos para ler histórias e brincar, ou os anciãos de comunidades indígenas para compartilharem seus saberes. “Este especial mostra o direito das crianças a uma educação que compreenda as infâncias na sua singularidade e diversidade, e retrata as escolas que têm formado integralmente os sujeitos”, complementa Levindo Diniz, professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

educação integral infânciasPara Raquel Franzim, coordenadora de Educação do Instituto Alana e membro do coletivo articulador do Movimento de Inovação na Educação, as experiências são interessantes, sobretudo, porque reconhecem e estimulam a autonomia e o protagonismo dos estudantes. “Elas se constituem a partir do entendimento de que os estudantes são ativos, construtores do seus próprios processos de ensino e aprendizagem, e capazes de propor soluções para desafios da escola e do território”, explica.

Levindo também destaca que as práticas pedagógicas selecionadas são capazes de unir o cuidar, o brincar e o educar, fugindo do modelo que atua no controle e disciplina rigorosa dos corpos e vontades das crianças: “Elas não enxergam as crianças como sujeito-aluno, que é uma invenção social, mas como elas são: crianças.”

Desafios na educação de 0 a 12 anos

Para além de terem por base os princípios da Educação Integral, as 50 experiências também olham para os maiores desafios que as escolas enfrentam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

práticas pedagógicas para educação infantilA diretora da Avante, Maria Thereza, pondera que o acolhimento, a gestão democrática, e a íntima relação com o território, as famílias e a comunidade são os fundamentais para melhorar a educação. “Tem que ter tudo isso, e acreditar que ali se faz algo importante, porque é o que dá sentido e alimenta a vida da escola.”

Outra questão que costuma aparecer nos debates sobre educação de 0 a 12 anos é a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Enquanto na primeira etapa a integração entre cuidar e educar é mais forte, e se respeita mais o ritmo individual de cada criança, as interações em grupo, as aprendizagens são mais palpáveis, tudo isso costuma se diluir na segunda etapa.

‘É um desafio não perder esse convívio, o cuidado consigo e com o outro, e o brincar – que é uma linguagem, um direito de expressão das crianças, e uma das formas que a escola tem estimular e honrar o convívio entre todas as diferentes crianças”, explica Raquel.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.