21/11/2018

Escolha Transformar: grupo lança mobilização pela transformação da escola

A mobilização “Escolha Transformar” convoca a sociedade a se unir para reconectar a escola aos sonhos dos estudantes.

Organizada por um grupo de 100 pessoas que acreditam que a transformação da escola é possível, relevante e urgente, a iniciativa lança nesta quinta-feira, dia 22/11, a Carta Aberta da Escola. Nelaa própria escola convida estudantes, educadores, familiares e a comunidade a ajudarem nesse processo.

Ao mesmo tempo, a iniciativa é também um esforço coletivo para dar visibilidade a experiências inovadoras em educação, disseminar informações e instrumentos de transformação, influenciar políticas públicas e fomentar o engajamento da sociedade. O texto é assinado por educadores, gestores escolares, representantes de secretarias, estudantes, pesquisadores, empreendedores, ativistas sociais, jornalistas e simpatizantes.

“Quero mudar para fazer sentido para crianças e jovens que já nasceram no século XXI. Quero ver seus olhos brilhando de encantamento, suas mentes fervilhando de ideias e seus corações recheados de esperança com os conhecimentos e as experiências que sou capaz de lhes proporcionar. Meu sonho é me reconectar com os sonhos dos estudantes”, diz a carta que está disponível em nossa Biblioteca.

Proposta do Escolha Transformar

A transformação proposta é profunda e envolve a reinvenção de práticas, espaços, tempos, papéis e relações dentro das instituições educacionais. Para isso, os ativadores da mobilização acreditam que será necessário um envolvimento amplo da sociedade..

“Mais do que necessária, minha transformação se faz urgente. Não posso permitir que nenhum aluno me deixe sem estar preparado como pessoa, profissional e cidadão para construir uma vida melhor para si e para o nosso país. Não posso permitir que os educadores adoeçam no exercício da sua profissão, nem que as famílias e a sociedade brasileira duvidem do meu valor”, complementa a carta da escola, antes de finalizar com a convocação “Escolha transformar a escola!”

Escolha TransformarComo participar da mobilização

Interessados em participar da iniciativa podem apoiar a Carta Aberta da Escola e se inscrever pelo site do projeto, o escolhatransformar.org.br  .

Uma das tarefas é a ação online que convida as pessoas a postarem em suas redes sociais ou espalharem pelo WhatsApp um vídeo ou texto respondendo à pergunta “Por que eu escolho/escolhi transformar a escola?“.

A mensagem, que deve ser acompanhada pelas hasgtags #escolhatransformar #escolhitransformar, pode conter uma experiência pessoal de transformação da escola ou um incentivo para que outras pessoas façam o mesmo. Ao final, os participantes devem indicar três pessoas para  responderem ao desafio.


Escolha Transformar_Lançamento da mobilização Escolha Transformar

O que é: mobilização de pessoas que acreditam que a transformação da escola é possível, relevante e urgente.

Quando:  22/11/2018 a 06/03/2019

Como participar: se inscrevendo pelo site escolhatransformar.org.br e respondendo à pergunta “Por que eu escolho/escolhi transformar a escola?” nas redes sociais ou em mensagens de WhatsApp, com as hashtags #escolhatransformar #euescolhitransformar.

Mais informações em: escolhatransformar.org.br

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.