29/11/2018

“Educação integral é uma nova forma de viver”, diz Jaqueline Moll

Jaqueline Moll, que integra o grupo articulador do Movimento de Inovação na Educação, é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC de 2007 a 2013.

Neste período, foi responsável pela criação e implementação do mais importante programa de educação integral do País, o Mais Educação.

Criado em 2007, ele tinha como objetivo a ampliação da jornada escolar e a reorganização curricular. O foco era um processo pedagógico que conectasse áreas do saber à cidadania, meio ambiente, direitos humanos, cultura, artes, saúde e educação econômica.

Em 2016, o programa foi substituído pelo Novo Mais Educação, com foco no reforço de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental.

 

Educação integral

Em entrevista ao  Centro de Referências em Educação Integral, Jaqueline defende que a educação integral não é somente uma tecnologia social, mas uma nova forma de viver a vida. “Estamos falando de uma mudança de paradigma, de uma nova forma de pensar nossas relações sociais, pressupondo horizontalidade nos processos educativos, valorização dos saberes comunitários no currículo e uma efetiva ação intersetorial para garantir os direitos sociais dos indivíduos”, diz.

Dessa forma, a concepção de educação integral de Jaqueline Moll está pautada na integração das escolas aos territórios. Para ela, a educação deve ser pensada na perspectiva das comunidades e das oportunidades educativas.

Assim sendo, as escolas devem ser co-autoras das políticas educacionais e trazer para o projeto pedagógico o repertório e as necessidades dos sujeitos e de seus territórios.

Confira, então, reportagem completa, que integra o Especial Educadores. A série de reportagens traz especialistas fundamentais para compreender a educação integral e a importância da escola pública:

Por favor, clique aqui para acessar o conteúdo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.