15/05/2020

Educação inovadora em Heliópolis é ameaçada com exoneração de gestão do CEU

É impossível tecer a trajetória da educação inovadora no Brasil sem narrar a história do CEU Heliópolis Professora Arlete Persoli. Localizado no bairro homônimo na zona sul da capital paulista, o Centro Educacional Unificado foi inaugurado após décadas de reivindicação e mobilização da comunidade local – lideradas pela EMEF Campos Salles e pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) – por um um espaço educacional e cultural integrado ao território. 

Ao articular estreitamente estas duas dimensões, o CEU tornou-se um dos pilares do entendimento de Heliópolis como bairro educador. Sua atuação em rede com outros projetos e movimentos sociais e a preocupação em ampliar os espaços e oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescente, ao longo destes anos, colocou-o como uma referência nacional em inovação educacional e gestão democrática – aspectos estes que agora estão ameaçados.

Na terça-feira, 12 de maio, em meio à crise pandêmica de Covid-19, a Prefeitura de São Paulo exonerou a equipe de gestão do CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli, colocando em xeque a autonomia que a comunidade local conquistou no desenvolvimento do seu projeto político pedagógico inovador desde sua fundação. A decisão também prejudicou as ações que a equipe gestora vinha desenvolvendo no combate à pandemia, fosse coordenando e abrigando as parcerias de fabricação e distribuição de máscaras ou organizando ações educacionais pela comunidade em parceria com as UBS.

“A gente ficou sabendo da exoneração pelo Diário Oficial e foi uma surpresa, pois não sabíamos que isso estava sendo articulado, ainda mais no meio dessa crise de saúde que estamos vivendo. A minha hipótese é que foi feito debaixo dos panos, em uma jogada política de projeto de poder”, opina Laila Sala, coordenadora de Ação Educacional do CEU Heliópolis e integrante da gestão desde 2013, acrescentando. 

“O discurso do novo grupo que chegou é o de dar continuidade ao nosso trabalho, mas não acredito que isso seja possível por conta dessa ruptura, que foi feita de forma desrespeitosa com a história do equipamento, sem diálogo. E a marca da nossa gestão – que era compartilhada com a UNAS – era justamente o diálogo”, acrescenta a educadora.

Em nota de repúdio, a UNAS também se manifestou: “Repudiamos a ação desumana da Prefeitura de São Paulo, que não respeitou toda a história de luta e construção coletiva desse local, que é referência de educação e cultura em nosso território e é um importante centro de formação para educadores de todo o Brasil.”

CEU Heliópolis

O CEU Heliópolis é uma referência nacional em inovação educacional e gestão democrática

Um projeto em xeque

A exoneração é mais um capítulo da série de reveses que a educação inovadora vem sofrendo no País. Para Braz Nogueira, que atuou como diretor da EMEF Campos Salles e teve uma participação ativa na transformação da comunidade de Heliópolis em bairro educador, a decisão intensifica o isolamento onde escolas e organizações transformadoras se encontram atualmente. 

“É de se admirar as iniciativas educativas inovadoras que conseguiram sobreviver até hoje. A mudança na gestão no CEU nos causa medo porque pode significar sim o fim de um projeto. E essa educação emancipadora, que desperta a cidadania, não pode ser destruída”, comenta.

Braz compartilha ainda outro receio. “Hoje, há uma ética que nasceu em Heliópolis, baseada em três princípios da escola – autonomia, responsabilidade e solidariedade – que é compartilhada por milhares de pessoas que vivem ali. E nós podemos não ter mais a defesa desses princípios pela gestão do CEU. Isso só era possível porque tínhamos autonomia de indicar e compor essa equipe”, reitera o educador, acrescentando: “O CEU Heliópolis é um modelo educativo que inspira as pessoas, que mostra que é possível transformar socialmente e construir um sistema ético pela educação – e isso tudo está sendo ameaçado.”

Isto porque, assim como outros CEUs, o de Heliópolis é um equipamento público importante para as comunidades periféricas também pelo exemplo que desempenha de gestão democrática. Laila explica: “O CEU é um espaço de exercício da cidadania e da usufruição dos direitos. A gente pensa na questão da participação e da democracia no detalhe: a sala da gestão, por exemplo, fica no térreo porque a comunidade tem que ter acesso fácil a ela e por aí vai”. 

Apesar das derrotas, a esperança se deposita no fato de que o projeto político pedagógico do CEU Heliópolis vai muito além do complexo: está presente em todo o bairro. “O CEU é um polo, uma referência de liderança que articula o bairro educador, mas há um projeto maior de desenvolvimento comunitário. Os nossos cinco princípios – que todos os tempos, espaços e experiências educam e são educados pelas pessoas; a escola como centro de liderança; autonomia; a responsabilidade e a solidariedade – não são somente a nossa prática, mas também nossa utopia. Então, estes princípios sofreram um golpe agora, mas não vão morrer porque estão presentes em todos os outros equipamentos do território”, finaliza Laila. 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.