08/08/2023
Quando a Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR) começou a construir o novo currículo da rede municipal ficou evidente que, para que o instrumento refletisse os anseios, necessidades e saberes da comunidade, o processo exigiria a participação coletiva de diferentes atores como trabalhadores da educação, educandos e famílias.
“Somente pelo viés democrático é possível construir e implementar um currículo na perspectiva da Educação Integral, articulado com o território a materialização da proposta na prática”, explica Jucie Parreira dos Santos, secretário municipal da educação.
Assim, em 2018, surgiu o Programa “Caravana da Educação”, que promove espaços de diálogo em torno da construção do novo currículo.
Com a iniciativa, o município conseguiu escutar e falar com os inúmeros sujeitos envolvidos no processo educacional em cada território, seja desempenhando o papel da mediação dos saberes ou consolidando suas aprendizagens.
Outro objetivo do programa foi compartilhar os diversos saberes entre os trabalhadores da educação e sociedade civil, de modo a ampliar a compreensão de educação pública de qualidade e a possibilidade de intervenção sobre ela.
O resultado da Caravana foi a construção de um currículo constituído por 14 cadernos e que traz como concepção central a “Educação Integral No e Com o Território”.
Nesse momento, a Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR) vem realizando a segunda versão do programa, que se refere à implementação do novo currículo. Nessa etapa, todos os atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagens estão sendo mobilizados para conhecer o currículo.
Este segundo momento também se dedica à pactuação de compromissos coletivos firmados pelos territórios para a implementação do currículo na rede de educação.
Pelos territórios que já percorreu, a Caravana promoveu encontros e reencontros com trabalhadores da educação, representantes das lideranças comunitárias e religiosas, colegiados – Conselho Escolar, APMF e Times da Defesa.
Como culminância desses encontros, acontece a Mostra Integrada dos Saberes, que é um momento de celebração de todo o movimento de aprendizagens, vivências e experiências advindas.
O evento busca integrar as ações das unidades educacionais (Escolas e CMEI’s) promovendo a participação das famílias e comunidade educacional, ampliando os conhecimentos sobre os direitos e serviços efetivados pela Secretaria Municipal da Educação à rede de educação.
A Mostra conta com exposições e apresentações artísticas culturais expressando os Direitos e Objetivos de Aprendizagens contemplados nas práticas pedagógicas realizadas pelos educandos em suas unidades educacionais alicerçadas no novo currículo da rede municipal da educação.