17/09/2019
Na Escola de Educação Básica Dr. Jorge Lacerda, em Joinville (SC), o preconceito e o desconhecimento em torno do tema imigração foram ponto de partida para a professora de história Angela Maria Vieira desenvolver um projeto contra manifestações de racismo e xenofobia. Em parceria com o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, os estudantes participaram de debates e saíram a campo para estudar a história da cidade e a cultura do Haiti. Com essa iniciativa, ela recebeu o Prêmio Educador Inovador, entregue pelo IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) em parceria com o Porvir.
O anúncio do grande destaque da terceira edição do Desafio Diário de Inovações aconteceu neste sábado (14), durante o 3º Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação, realizado em Paulínia (SP). Além de receber uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 3 mil, a professora de Joinville (SC) foi convidada a apresentar o seu projeto no palco principal do evento.
“A escola é, sim, um espaço para se discutir racismo, homofobia, machismo, apesar de muitas pessoas na atualidade dizerem que não. Imigrar não é crime. É um direito das pessoas buscarem uma vida melhor”, disse a professora ao receber o prêmio que celebra a inovação na educação “Nós, professores, temos que aproveitar as brechas que temos para nos sentirmos valorizados. Compartilhar nossas experiências é uma maneira de fazer isso”.
Outros dois educadores também tiveram suas práticas reconhecidas Prêmio Educador Inovador e receberam uma gratificação no valor de R$ 1 mil. A professora Suzane dos Santos Napolitano, do Centro Educacional Ferreira Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), conquistou o segundo lugar com um projeto que aproveitou técnicas de design de interiores para trabalhar geometria com estudantes do quinto ano do ensino fundamental.
Como terceiro colocado, foi premiado o professor José Souza dos Santos, da Escola Municipal Maria Dias Trindade, Paripiranga (BA), que desenvolveu um projeto de língua portuguesa para discutir a depressão e desenvolver ações de combate à doença entre os alunos e a comunidade.
Ao lado de outras 15 práticas educacionais transformadoras, os projetos desenvolvidos pelos professores estão disponíveis no ebook gratuito da terceira edição do Desafio Diário de Inovações. Com o objetivo de inspirar e apoiar novas experiências, a publicação apresenta etapas dos projetos, impacto para os estudantes e motivações dos educadores que desenvolveram cada uma das iniciativas.