13/09/2021

Centenário de Paulo Freire: ferramentas e eventos para saber mais sobre o patrono da educação brasileira

Dia 19 de setembro de 2021 comemoramos o centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Em sua celebração, diversas iniciativas prepararam eventos e conteúdos especiais versando sobre sua vida e obra. Abaixo, compartilhamos algumas indicações:

Podcast

Uma delas é a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que veicula em seu podcast Eduquê uma série de quatro episódios com entrevistas com educadores especializados em Freire. A série mostrará ao longo do mês quatro facetas do pedagogo recifense de modo a difundir questões da pedagogia freireana, sua penetração em outros países, seu motor transformador na Educação de Jovens e Adultos e sua crítica à influência do neoliberalismo na educação.

Sites especiais

Reunindo diversos conteúdos e agendas sobre o educador, o site colaborativo Centenário Paulo Freire traz um bom panorama do que foi produzido e está planejado para esta data especial: são eventos, podcasts, depoimentos, livros, links e outras ferramentas para se aprofundar no legado freiriano.

especial multimídia 100 anos de Paulo Freire, por sua vez, traz diversos conteúdos originais sobre o nosso patrono da educação como uma linha do tempo interativa com vida e obra do educador, na qual todos seus livros são apresentados por meio de mini resumos. Outro destaque é o vídeo sobre o livro “Pedagogia da Esperança”, no qual é abordado o que é esperançar pra Paulo Freire, além do podcast com entrevista com Frei Betto, que comenta o legado freiriano e a importância do pensamento crítico.

E-book

No próprio dia 19/09, a UniProsa irá lançar o e-book “Manifesto por uma Educação Democrática e Humanizadora”, que entre outros artigos trará uma série de textos dedicados a Paulo Freire. Um webinário marcará o lançamento da publicação.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.