Inscrições para o programa Jovens Transformadores Ashoka estão abertas

Estimular crianças e jovens a analisarem os desafios da vida cotidiana e a produzirem soluções para eles é a mais importante alfabetização. É o que diz a Ashoka, organização pioneira no campo do Empreendedorismo Social e articuladora do movimento Um Mundo de Pessoas que Transformam. “Há 40 anos observamos que o protagonismo na infância e na adolescência é fundamental para formar pessoas engajadas com o combate às desigualdades e preparadas para viver em um mundo plural”, diz Helena Singer, líder da estratégia de Juventude da Ashoka na América Latina. 

Por essa razão, nos últimos anos, a Ashoka vem formando uma rede de jovens que já reconhecem a sua potência e se dedicam a despertar em outras pessoas a capacidade de assumir uma postura ativa nos processos de transformação social. O programa Jovens Transformadores é voltado para quem tem entre 12 e 19 anos

“É uma oportunidade de integrar uma comunidade global, com acesso a workshops, orientação estratégica e parcerias com criadores de conteúdo para aumentar o impacto social de iniciativas lideradas por jovens. O programa ainda oferece jornadas de desenvolvimento de projetos com grupos de jovens e empreendedores sociais que têm compromisso com o bem comum,” explica Midria Pereira, coordenadora do programa de Juventudes da Ashoka no Brasil. 

Midria conhece na prática o programa, pois ela mesma foi reconhecida como Jovem Transformadora Ashoka, em 2019, por construir, com outros estudantes, as condições para contar suas próprias histórias e vivenciar uma cidadania plena. Midria é coorganizadora do Slam USPerifa, um campeonato de poesia falada, que cria encontros e acolhida para as inquietações de estudantes negros e periféricos que ingressam na USP. Aqui você conhece outros perfis de jovens brasileiros reconhecidos pelas Ashoka: bit.ly/jotasbrasil

A Ashoka também aceita a indicação de jovens por seus professores/as, líderes comunitários/as e empreendedores/as sociais. 

O que é preciso para se qualificar no programa?

– Ter entre 12 e 19 anos;

– Ter identificado um problema social urgente e perturbador;

– Ter criado uma equipe para resolver esse problema;

– Já ter gerado uma mudança positiva em sua comunidade, escola ou região.

Como se inscrever?

Responda ao Formulário de Inscrição pelo bit.ly/jotas2023. A chamada estará aberta até 15/02/2023. Quem tem acesso precário à internet, pode baixar o Formulário em PDF e enviar a inscrição por email para Midria Pereira [email protected], com cópia para [email protected] 

O que significa ser uma pessoa Jovem Transformadora?

Jovens Transformadores estão em todos os lugares e contextos sociais, independente de gênero, raça, crença, instrução ou identidade. Encontraram seu poder para gerar mudanças sociais e estão prontas para assumir o papel de influenciadoras das juventudes. Ser Jovem Transformador Ashoka é fazer parte de uma rede de pessoas que reconhecem seu poder de agir, que criam soluções e transformam sistemas para que o mundo seja um lugar melhor para todas as formas de viver.

Quem já faz parte da rede Jovens Transformadores Ashoka?

 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.