05/04/2023
O e-book “Inovação Pedagógica” contém relatos de vivências com inovação pedagógica na relação ensino-aprendizagem na Educação Básica e na Educação Superior.
O Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), em todas as suas edições, tem sido um evento cuja programação vai além da abordagem teórico-conceitual, pois possibilita o exercício e a vivência da inovação pedagógica, com a proposição da metodologia das Rodas de ConversAÇÃO (SALOMÃO DE FREITAS, LINDEMANN e MELLO, 2016), as quais promovem a interação de profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior, em um ambiente criativo de formação, em que os participantes dialogam a partir da socialização, por autores e coautores, de relatos de experiências didático-pedagógicas e de gestão, desencadeando, no coletivo, possibilidades de reflexão, ressignificação das práticas e (re) planejamento com o viés da inovação pedagógica.
Assim, o IV Seminário de Inovação Pedagógica: vivências democráticas na relação ensino-aprendizagem, realizado nos dias 04 e 05 de dezembro de 2020, contou com 102 inscritos, dentre autores e coautores. Os trabalhos foram organizados, inicialmente, em 5 salas temáticas: Metodologia; Currículo; Artefato e Ferramentas Pedagógicas; Formação Docente; e Inter-relação na Gestão da Educação. Diante da quantidade de trabalhos submetidos, tornou-se necessária a reorganização da sala temática Metodologia em três grupos, bem como da temática Formação Docente em dois grupos, totalizando 8 salas temáticas.
Após as discussões no evento, os textos puderam ser retomados pelos participantes e a versão final pode ser conferida nas páginas destes Anais, publicados no formato e-book, a exemplo das edições anteriores do SIP.