Oficina Escola de Luteria da Amazônia
Rua Francisco Oliveira , 8 - Zumbi dos Palmares ll - Manaus - AM
A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia – OELA é uma associação civil, sem fins lucrativos que desenvolve diversas ações voltadas para assistência social, meio ambiente, esporte educacional e profissionalizante.
Sua missão é desenvolver ações que visem o desenvolvimento sustentável, a formação cidadã, contribuindo com a formação dos cidadãos críticos, participativos e comprometido com a sustentabilidade. Os iniciativa valores da iniciativa estão voltados para a coesão, ética, igualdade, engajamento, transparência, respeito e sustentabilidade.
As atividades desenvolvidas são destinadas as crianças, adolescentes, jovens e adultos de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
A proposta pedagógica trabalha com temas transversais, inseridos nas rodas de conversa; o acompanhamento pedagógico e psicossocial é embasado na abordagem sistêmica; a aprendizagem mediadora entre educador social, aluno e comunidade e a inserção dos princípios institucionais no cotidiano promovem um convívio que estabelece relações e atribui sentidos ao processo.
A sustentabilidade é o eixo norteador e está inserida nas ações pedagógicas de diversas formas: no resgate da arte da luteria utilizando resíduos de madeiras amazônicas certificadas pelo FSC, identificadas por meio de pesquisas pioneiras da OELA junto ao INPA; oficinas pedagógica criativas ambientais para construção dos jogos populares, aulas teóricas e práticas na área ambiental e florestal; empoderamento dos ribeirinhos por meio da formação em manejo florestal comunitário e das comunidades tradicionais no que tange seus saberes tradicionais.
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.
Estudantes durante uma das atividades sobre a questão ambiental. Foto: divulgação.
Professora e estudantes durante uma das atividades desenvolvidas na iniciativa. Foto: divulgação.
Alunos realizam atividades esportivas. Foto: divulgação.