Interativa – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Interativa Serviços Educacionais Ltda ME

Rua Cerqueira César, 1826 - Bairro: Sumaré - Ribeirão Preto (SP) - CEP: 14025-120

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Na Interativa – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o Ensino Fundamental de nove anos está estruturado em três Níveis de Ensino ou seja, Nível I- 1º,2ºe 3º anos; Nível II- 4º, 5º e 6º anos e Nível III – 7º, 8º e 9º anos. As crianças permanecem juntas por três anos sendo que, a cada ano, o grupo se renova com a saída dos concluintes do trabalho do Nível e a chegada de novos alunos.

Os benefícios dessa estrutura são, entre outros: ampliação de tempo para aprender; descentralização do poder do professor, porquanto na dinâmica relacional do grupo, todos ensinam e todos aprendem; as individualidades que formam o grupo favorecem o aprendizado ao disponibilizar seus saberes, fato que flexibiliza a construção do conhecimento a níveis reais de seus produtores.

Esse procedimento exclui a “apropriação” do conhecimento porquanto, construído por todos ele já lhes pertence por direito de produção. Atendendo às demandas dessa estrutura emerge uma nova organização do trabalho que procura dar conta do processo de ensino-aprendizagem no que pesem seus desdobramentos.

A participação efetiva de todos, professores, alunos e famílias enriquece o processo, tornando-o sempre mais efetivo e prazeroso.

O currículo da escola Interativa atende às orientações do MEC distribuídas nos três Níveis do Ensino Fundamental de nove anos, incluindo saldo das experiências do ano anterior, acrescido de informações e dados da atualidade, oferecidos aos alunos nas oficinas.

A grade curricular recebe matérias de cunho obrigatório como filosofia, artes aplicadas, desenho, pintura, música, teatro e ciências aplicadas e tecnologia, orientadas para a construção de novas estruturas de pensamento no que pese a contribuição da abordagem sistêmica na construção do conhecimento.

O desenvolvimento do currículo é orientado para a meta cognição estando sempre afinado com as necessidades de desenvolver habilidade na resolução de problemas tanto quanto competências que permitam ao aluno comunicar seus conhecimentos e reproduzir suas experiências.

O atendimento dos objetivos educacionais propostos se materializa nas ferramentas pedagógicas desenvolvidas ao longo de suas práticas no atendimento às necessidades que deles emergem. A expansão necessária da mente humana ao considerar as relações sistêmicas entre os elementos pertencentes ao nosso espaço conhecido e a outros que a ciência nos permite intuir, desenvolve sensibilidade nas relações, responsabilidade com o que se faz aqui e agora e comprometimento com o que se deixa para a posteridade.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.