IFPR Campus Jacarezinho

Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho

Avenida Dr. Tito, | s/n | Jardim Panorama | Jacarezinho | 86400-000

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

A IFPR Campus Jacarezinho faz parte de um conjunto de instituições denominado Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ampliado após as políticas de fomento à educação iniciadas em 2008.

Desde 2015, destacou-se nacional e internacionalmente pela mudança de paradigma educacional provocado pela implementação de um currículo inovador, o qual fundamenta-se na autonomia e protagonismo estudantil e na criatividade docente.

Em linhas gerais, suas atividades de ensino são denominadas Unidades Curriculares (UC) com duração mínima de 1h30 por encontro, planejadas como fractais holográficos, para representar uma parte e um todo.

No que se refere à parte, ela representa uma especificidade de uma área, mas também poderá dialogar com outras áreas, possibilitando que as UCs sejam espaços de aprendizagem que permitam a participação de estudantes de diferentes níveis de maturidade, movidos pelo interesse no assunto.

O tempo escola é dividido em três encontros de 1h30min pela manhã, podendo o estudante também realizar atividades no período vespertino. Em cada horário, há várias opções para o estudante escolher a UC que gostaria de acompanhar. Atualmente, para cada horário, existem, no mínimo, dez opções de UCs.

A condução de uma UC pode ser: aula expositiva, debate, estudo de caso, ensino com pesquisa, ensino por projetos, desempenho de papéis (dramatização), dinâmicas de grupo, leitura dirigida, visitas técnicas, aulas práticas ou laboratoriais, em ambientes virtuais etc.

Os estudantes escolhem as Unidades Curriculares pelo assunto e pela proposta de trabalho, que pode abranger mais de uma estratégia de ensino.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.