gol de letra

Fundação Gol de Letra

Gol de Letra

Av. Nova Cantareira | 5078 | Vila Albertina | São Paulo | 02340-002

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

A Fundação Gol de Letra trabalha articulando forças nos territórios onde atua, envolvendo os atores locais como as escolas públicas e famílias atendidas pelos programas. No que tange à gestão, há espaço para o protagonismo da equipe, realização constante de formações para os profissionais e investimento em espaços de tomada de decisão que consideram a experiência dos grupos de trabalho e os cenários com os quais lidam. Com este formato, busca criar um processo de gestão que construa experiências e não somente gere determinações.

Os princípios da organização contemplam: aprender, o que os leva a criar estratégias diversas e ativas de educação; conviver, que os estimula a criar formas de comunicação, resolução de conflitos e desenvolvimento de linguagens que favoreçam o coletivo e a diversidade sempre e; multiplicar, que os leva a estimular a análise dos cenários de convívios para a inserção de conceitos de desenvolvimento humano e social proporcionados pelo processo educativo.

Ainda com base nestes princípios, estimulam a educação em pares e a formação de pessoas, que se materializa nos grupos de jovens monitores e agentes sociais – indivíduos que atuam nas comunidades por meio dos programas institucionais. No processo de trabalho, é relevante ainda a proposta de avaliação qualitativa e compartilhada com os educandos, o que não promove comparações, mas a discussão de como estão evoluindo no processo educativo.

Os programas da Gol de Letra são orientados para o desenvolvimento integral, pois além de suas linguagens principais, englobam elementos de afeto, ambiente, território, diversidade, dentre outros temas de relevância para discussão e entendimento da realidade social.

Os processos são prioritariamente participativos, não somente no nível de atendimento, mas também em gestão e tomadas de decisões, pois buscam, dentro do possível, replicar práticas e conceitos de educação integral também no âmbito profissional, o que cria uma cultura na instituição.

Em relação à dimensão do ambiente, investem em espaços acolhedores, onde ocorra a troca de experiências, a escuta qualificada, e a mediação de conflitos assertiva, com foco no diálogo e na construção coletiva de soluções para as diferenças. Este trabalho não ocorre só com o público diretamente atendido, mas também com as famílias, o que cria um entorno de proteção ampliado.

Os projetos estão relacionados com os ODS e, em suas práticas, tanto socioeducativas quanto de gestão profissional, buscam respeito à diversidade, equidade e construção de relações de paz. Por isso, levando-se em conta os territórios onde atuam, esta construção é importante para a geração de novas referências para relações, percepções de si e construção de possibilidades de transformação.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.