Fundação Liberato

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Rua Inconfidentes, 395 - Primavera - Novo Hamburgo - RS

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

A Fundação Liberato está localizada no Vale do Sinos, na cidade de Novo Hamburgo, município que integra a região metropolitana da capital Porto Alegre (RS). Situada estrategicamente entre os dois mais importantes pólos metalmecânicos, distante 40 km de Porto Alegre e 70 km de Caxias do Sul, foi concebida para atender as demandas da área industrial e ser fator de seu desenvolvimento. Ocupa uma área de 20ha e possui uma estrutura escolar voltada para a educação profissional de nível técnico.

A escola, hoje com 51 anos, possui oito cursos técnicos, no período diurno e noturno, sendo que alguns deles são oferecidos na modalidade integrada ao ensino médio, no período diurno, além de um curso de especialização técnica de nível médio.

Aliada ao ensino, a pesquisa é realizada no ensino médio e técnico, o que tem rendido muitos prêmios nacionais e internacionais à Fundação. Desenvolve pesquisa, projetos, consultoria e prestação de serviços profissionais e de estágio curricular através de convênios com mais de 600 entidades e empresas. Mantém a Incubadora, em que são absorvidas pesquisas da Fundação e de empresas da região, visando diversificar e expandir tecnologicamente o Parque Industrial do Estado. Além disso, ocorre o desenvolvimento de projetos de pesquisa, com recursos de diferentes órgãos, em parceria firmada com universidades e outras entidades.

A Fundação Liberato passa a integrar, em 2016, o Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, que reúne escolas comprometidas em criar e praticar “Educação de Qualidade” na busca dos ideais da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento humano, a fim de atender a todas as necessidades de crianças e jovens de todo o mundo.

Por meio de parcerias com empresas, mantém o currículo sempre atualizado e com tecnologias voltadas para as práticas do trabalho. Estimula projetos voltados para tecnologias assistivas. Desenvolve um currículo integrado, complementar e articulado do ensino médio e dos cursos técnicos, simultaneamente.

A iniciativa prevê o diálogo interdisciplinar entre os campos do saber que compõem os seus oito cursos técnicos profissionalizantes, superando a visão fragmentada do conhecimento.

Tem gestão participativa, com eleição direta para a direção, grêmio estudantil e conselho de alunos atuantes. Oferece aos alunos condições para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, tecnológicos e socioculturais de forma a favorecer sua autonomia intelectual e habilidades sociais de cidadania.

Desde 1985 promove a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia-Mostratec, por meio da qual mantém fortes articulações com escolas técnicas nacionais e internacionais. Também promove Semanas Culturais, com festivais de canções e de poesia.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

Galeria de Imagens

Ver imagem

Região próxima à iniciativa

Local onde se localiza a fundação. Foto: divulgação.

Ver imagem

Acessibilidade

A Fundação realiza atividades sobre inclusão. Foto: divulgação.

Ver imagem

Fundação

Um dos equipamentos da Fundação. Foto: divulgação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.