escola união comunitária

Escola União Comunitária

Escola União Comunitária

Rua Professor Luiz Bicalho | 505 | Brasil Industrial | Belo Horizonte | 30626-070

Ver Google Maps

A Escola União Comunitária traz em seu contexto histórico um modelo de organização política que tem como referência os direitos humanos e a garantia da equidade e da formação de sujeitos autônomos. Nesta perspectiva, sua proposta pedagógica é ancorada no cuidado em oferecer aos estudantes as oportunidades de aprendizagem em diversos contextos em que decorrem os processos formativos, na seleção de conteúdos diversificados, de forma que os conteúdos conceituais não sejam suprimidos, mas que também não tenham maior relevância que os conteúdos atitudinais e procedimentais. E, finalmente, na constituição de uma comunidade escolar realmente integrada na busca pelo objetivo comum de oferecer uma educação de qualidade, que possa fazer a diferença na vida de todas as crianças e adolescentes atendidas.

Para tanto, o Projeto Político Pedagógico da Escola propõe metodologias que valorizem a interação autônoma e solidária entre os discentes, o protagonismo de todos os estudantes dos anos iniciais aos anos finais do Ensino Fundamental.

O currículo da escola está organizado pelas diversas áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, no entanto, a proposta de trabalho com diversos conteúdos de ensino, principalmente das áreas das Linguagens e Ciências humanas, não apresentam fim em si mesmos – eles são inseridos em contextos estruturados a partir de temas transversais organizados no Plano Anual de Convivência Escolar, que tem como objetivo, além de promover uma convivência saudável, desenvolver a leitura crítica da realidade e a formação ética/moral e cidadã de todos os estudantes. Conteúdos mais rígidos, como os de Matemática, devem ser trabalhados de forma contextualizada com os seus usos, a fim de favorecer o letramento e tornar a aprendizagem mais significativa.

A escola busca manter parcerias com escolas privadas vizinhas, postos de saúde, conselho tutelar e outras instituições de proteção à criança e adolescente, igrejas e associações, além do extremo cuidado na manutenção de vínculos com as famílias por meio de uma forma de atendimento diferenciada, do diálogo, da implementação de ações e propostas de encontros formativos para mães e pais.

 

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.