Escola SESI de Ensino Médio Montenegro Heitor José Müller
R. Campos Neto | 455 | Senai | Montenegro | 95780-000
A equipe diretiva mostra-se comprometida com a melhoria pedagógica e física da escola, respeita a experiência docente ao mesmo tempo em que estimula a qualificação constante. Essa equipe, composta obrigatoriamente de Diretor, Vice-Diretor, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional, prioriza as questões relacionadas à aprendizagem dos alunos, tendo como parâmetro altos padrões de ensino, desempenhos quantitativos e disponibilização de oportunidades de construção de conhecimentos. As relações entre docentes, docentes e discentes e equipe diretiva são permeadas por afetividade e cordialidade, respeito mútuo e reconhecimento do papel do outro. Alunos sentem-se acolhidos em suas dúvidas e estimulados a serem criativos e inovadores, assumindo protagonismo em seus projetos. Há, na escola, como princípio e prática, a perspectiva dialógica para resolução de conflitos.
A metodologia foi construída a partir de estudos diagnósticos sobre os jovens da região da escola, bem como dados quantitativos e qualitativos da realidade dos mesmos. Além disso, estudos aprofundados sobre a realidade geracional, as culturas juvenis, as demandas pedagógicas e sociais tendo em vista a expectativa de inclusão ao mercado de trabalho foram decisivos para a organização das principais estratégias metodológicas. A metodologia utilizada visa à descoberta, à criação e à inovação. Para tanto a pedagogia ativa está presente na rotina da sala de aula por meio de projetos de estudos, projetos de pesquisas interdisciplinares, dupla e multidocência, considerando também o protagonismo dos estudantes. A leitura, a escrita, a resolução de problemas, análises e sínteses de fatos e de dados, acesso e localização de informações acumuladas, contextualização compreensiva e o planejamento de trabalhos em equipe são competências desenvolvidas diariamente. O planejamento docente contempla questionamentos instigantes, para que, por meio da interação, da pesquisa literária ou científica, os estudantes possam levantar possibilidades de respostas e, após debates , realizarem as devidas sistematizações. O trabalho por projetos tem o objetivo de articular diversos conhecimentos e experiências em prol de soluções de problemas significativos para a escola e para a comunidade.
A gestão do tempo está em consonância com o espaço escolar. Este é amplo, composto por salas ambientes para cada área e algumas específicas por componente curricular, tais como música e idiomas, além de ginásio para esportes, campo de futebol, quadras de esportes ao ar livre, espaço para o almoço etc. Além dos espaços, há a oferta de recursos didáticos, tecnológicos e audiovisuais, tais como tablets e notebooks, fornecidos pela escola e sem repasse de custo para as famílias. Todas as salas são equipadas com lousas eletrônicas, livros e materiais específicos dos componentes curriculares. As salas ambientes são mobiliadas com mesas articuláveis que permitem a formação de duplas, trios ou grupos em aula, de acordo com o planejamento do professor.
A escola SESI articula-se com setores comunitários , públicos e privados. As relações ocorrem com ONGs, com órgãos administrativos do município, Secretaria Municipal da Cultura, Câmara de Vereadores, Secretaria e Conselho Municipal da Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Tutelar, Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), Institutos Federais, Universidades, indústrias e escolas em geral. Essas relações são motivadas por diferentes demandas, seja por projetos promovidos pelos alunos, seja por situações que ameacem a continuidade de estudos desses estudantes, seja ainda por complementariedade de objetivos.
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.