Escola Municipal Vereador Vicente Kochany

Escola Municipal Vereador Vicente Kochany

Escola Municipal Vereador Vicente Kochany

Rua Vereador Wadislau Bugalski | 4230 | Botiatuba | Almirante Tamandaré | 83507-270

Ver Google Maps

A Escola Municipal Vereador Vicente Kochany está localizada em Almirante Tamandaré (PR) e trabalha a partir da abordagem metodológica sócio-interacionista. No âmbito da gestão, considera-se como um espaço que apoia a formação dos professores e valoriza sua capacidade de refletir sobre o trabalho e a prática pedagógica, favorecendo o estabelecimento de tempos e espaços que contribuem para a formulação de conhecimentos e saberes.

O currículo do município está em construção desde 2019 por meio de escutas ativas da comunidade escolar e civil através do Programa Caravana da Educação. O mesmo está dividido em 14 cadernos e o que trata sobre educação integral e território é o ponto de partida para o PPP da escola, contemplando as diversidades, direitos e múltiplas dimensões humanas, compreendendo assim que os educandos precisam desenvolver aspectos além dos cognitivos para seu desenvolvimento integral.

Cada espaço da escola é visto em seu potencial educativo. Enquanto que os bebedouros e banheiros induzem a pensar sobre saúde, higiene e recursos hídricos, as rampas e as escadas ensinam sobre gravidade e acessibilidade, por exemplo. “As calçadas são livros de registros realizados pelos estudantes, além de funcionarem como lousa para as crianças riscarem no chão”, explica a escola. Os muros também são vistos como telas em branco para toda a comunidade escolar.

Ainda com este entendimento, o território onde a escola está inserida é explorado como espaços para a aprendizagem como as ruas, as praças, parquinhos, arenas esportivas e chácaras do entorno. O comércio é também parceiro, oferecendo sua estrutura para pesquisas, compras, atividades exploratórias e interações. “Enfim, cada cantinho da unidade e cada espaço do território têm potencial educativo para nossos estudantes e, na perspectiva da educação integral, precisam ser explorados”, resume.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.