Escola Municipal João Pinheiro
R. Padre Manoel Bernardes, | 303 | Alto dos Pinheiros | Belo Horizonte | 30530-470
A Escola Municipal João Pinheiro compreende a educação integral como uma construção coletiva permanente, baseada nos princípios da convivência, solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida e diversidade. Nesta perspectiva, vale-se de uma metodologia cooperativa e participativa em todas as suas ações e projetos pedagógicos, visando a construção da autonomia moral e intelectual de todos os envolvidos no processo educativo.
Com a pandemia, gestão e professores perceberam a importância de impulsionar o engajamento dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Logo, recontextualizaram as metodologias de ensino por meio da implementação de “metodologias ativas” e também repensaram o currículo escolar.
Assim, iniciaram uma reformulação para compor um currículo-projeto, que parte do pressuposto de que não é mais possível trabalhar com uma estrutura formada por disciplinas, uma vez que seus conteúdos estão a serviço de projetos e vice-versa. Agora, por meio dos roteiros de estudo está sendo possível trabalhá-los de forma interdisciplinar.
A instituição defende a importância da qualidade do espaço no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no sentido de proporcionar um ambiente que, ao invés de confinar o estudante no interior da escola, proporcione as condições mais favoráveis para seu desenvolvimento. Assim, a escola possui diversos espaços acolhedores e prazerosos, onde as crianças podem criar e recriar suas aprendizagens sentindo-se estimuladas e independentes, tais como: ateliê de artes, biblioteca, sala de informática, sala de multimeios, quadras esportivas e horta.
Considera ainda a intersetorialidade muito importante para o sucesso escolar do aluno. As áreas da Educação, Assistência Social e Saúde utilizam dados de maneira integrada e, por meio de ações pensadas em conjunto, fazem a diferença na vida dos estudantes. Nesse sentido, a escola tem buscado parcerias com o posto de saúde e o CRAS. Parcerias estas que foram intensificadas no momento de pandemia e essenciais na busca ativa dos estudantes, bem como no fortalecimento do vínculo entre família e escola. A escola mantém também uma importante relação com o curso de Psicologia da PUC-Minas com o objetivo de obter apoio psicológico para estudantes, familiares e corpo docente.
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.