Escola Municipal de Educação infantil Nova Esperança

Escola Municipal de Educação Infantil Nova Esperança

Escola Municipal de Educação Infantil Nova Esperança

Av. Américo Vespúcio, | 1998 | Nova Esperança | Belo Horizonte | 31230-250

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A Escola Municipal de Educação Infantil Nova Esperança está sempre em busca de melhorar suas práticas para oferecer um atendimento que garanta a formação integral das crianças. Nesta perspectiva, a instituição se esforça para pensar a organização do espaço educativo e suas práticas, através de reuniões e momentos de estudo com as professoras. Nestas reuniões, há a oportunidade de discutir e refletir sobre aspectos e desafios cotidianos, além de rever os documentos norteadores.

Nas tomadas de decisão sobre propostas, o debate é repassado ao grupo, que auxilia na definição e também pode fazer ponderações sobre as mesmas. “Achamos importante ouvir e receber a avaliação do grupo docente e funcionários, assim como sermos avaliados pela comunidade. Para tal objetivo, usamos instrumentos de avaliação escrita periódicos tanto para os professores, quanto para os pais”, explica a instituição.

Há também a prática de receber em reuniões individuais as famílias, caso apresentem demandas e sugestões para o trabalho da escola. A observação das crianças também dá muitos elementos para pensar nas melhorias de atendimento, seja no espaço ou na organização.

A intencionalidade educativa é orientada pelo documento das Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte, pela BNCC e pautada na necessidade das crianças e na realidade da escola. O trabalho desenvolvido com as crianças parte de uma construção coletiva dos professores e é baseado em projetos institucionais e de turmas. Para a escrita dos projetos, a escola acolhe sugestões de temáticas e assuntos a serem desenvolvidos ao longo de um ano, que devem proporcionar espaços para ação e investigação das crianças.

A coordenação pedagógica e o grupo docente preocupam-se ainda em assegurar a organização de tempos e espaços de forma que as crianças vivenciem o máximo de experiências possíveis, a fim de ampliar o repertório de saberes e fazeres próprios da Educação Infantil e privilegiar também as interações e o brincar. Isso se reflete na construção de cronogramas e quadros organizacionais de tempos e espaços, construídos e revistos de forma coletiva. Esse pensamento coletivo é muito importante para integrar as várias necessidades e atuar de forma assertiva para atender de forma integral e transformadora.

Há parceria com universidades como com o curso de Educação Física da UFMG, por meio de um projeto de práticas corporais, e com o curso de Odontologia da PUC Minas, por meio do projeto de cuidados e higiene bucal. Em 2020, foi iniciado uma parceria com o curso de Psicologia, também da PUC Minas, envolvendo diálogos com os professores e com a expectativa de estender o diálogo para a comunidade.

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