Escola Municipal de Educação Infantil Maria Sales Ferreira

Escola Municipal de Educação Infantil Maria Sales Ferreira

Escola Municipal de Educação Infantil Maria Sales Ferreira

Rua das Canoas, | 150 | Betânia | Belo Horizonte | 30580-040

Ver Google Maps

A EMEI Maria Sales Ferreira se orienta pelas concepções de infância que exigem um respeito profundo às crianças e suas famílias, explicitado pelo acolhimento, atenção e escuta destas, além do planejamento e organização do ambiente, dos materiais e do tempo destinado às experiências de aprendizagem propostas.

No que diz respeito às intencionalidades educativas, o trabalho se organiza por meio de projetos, considerando o contexto cultural e social de todos os atores envolvidos. A cada ano, um novo tema é escolhido para o projeto. Esta prática permite a construção de conhecimento, mediada pela professora, num processo dinâmico, compartilhado, contextualizado e significativo para a criança.

Alinhado às Proposições Curriculares para a Educação Infantil de Belo Horizonte (2014), o currículo da escola incorpora um conjunto de práticas, experiências, saberes e linguagens que, articulados às intencionalidades educativas previstas para esse segmento educacional, garantem os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança. A experiência dos meninos e das meninas, vivenciada no espaço escolar, incorpora fatos e ações cotidianas, além de atitudes e interesses que levam à aprendizagem, tendo como eixo as interações e o brincar.

Nesta perspectiva, a EMEI Maria Sales Ferreira cria e organiza, intencionalmente, tempos, espaços e condições materiais que favorecem as interações entre as crianças, com os adultos, e com os elementos naturais e culturais do mundo que as rodeia. Há uma preocupação da equipe docente da escola no que diz respeito à organização dos espaços, tempos e materiais a fim de torná-los esteticamente convidativos e desafiadores a ponto de possibilitarem ações e narrativas que tornem visíveis os percursos de aprendizagem vividos pelas crianças.

Também defende a importância de estabelecer parcerias para garantir os direitos das crianças. Por isso, a EMEI organiza, frequentemente, rodas de conversa, de acordo com a demanda observada ou atendendo à solicitação das famílias ou das professoras, além de possuírem diálogo com os diversos serviços e instituições do território.

 

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.