Escola Municipal Antonio Coelho Ramalho

Escola Municipal Antonio Coelho Ramalho

Escola Municipal Antonio Coelho Ramalho

Estr. Vicinal do Campo Verde | 872-1386 | Campo Verde | Ibiúna | 18150-000

Ver Google Maps

Por meio do projeto “Reivenção da Escola”, a Escola Municipal Antonio Coelho Ramalho vem, desde 2016, rompendo antigos paradigmas rumo à construção de uma escola democrática e a oferta de uma educação de qualidade para todos.

O principal objetivo do projeto é construir uma escola que contemple os anseios da comunidade, onde seja garantido o direito de todas as crianças de terem uma formação que valorize o desenvolvimento de habilidades e competências transformadoras, além de formar sujeitos ativos, capazes de atuar no mundo de maneira criativa e sensível.

Para tanto, coloca os alunos, desde a Educação Infantil, no papel de definir, planejar, executar e avaliar projetos de seu interesse. Além disso, entende que não é possível ensinar a todos como se fosse um só e que é necessário libertar-se dos manuais e testes de aprendizagem. “Construir um novo modelo de escola não é uma tarefa fácil, a cada minuto surgem obstáculos diferentes, a resistência de muitos, a morosidade da implantação de novas políticas públicas neste âmbito de educação, a transição da mudança de posturas do corpo docente e discente e da comunidade. Um desafio grandioso!”, afirma a escola.

Em 2017, a EM Antonio Coelho Ramalho quebrou seus muros, tornando-a parte integrante da comunidade e de livre acesso. Neste entendimento de ampliar a educação para além do prédio escolar, os planos de estudos estão voltados a projetos de pesquisa com os temas: Escola, Bairro e Município. Através deles, os alunos fazem, por exemplo, um levantamento dos pontos críticos do entorno, bem como de possíveis soluções.

Para o prosseguimento e evolução do projeto, a escola a todo momento busca parcerias. Desta forma, o projeto cada vez mais vem se consolidando e transformando o bairro da Figueira, onde está localizada, em um território educativo. A escola também conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná e da Unesp Marília para manter seu projeto educacional transformador ativo.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.