iniciativas inovadoras

Escola Básica Municipal Santa Terezinha

Escola Básica Municipal Santa Terezinha

Rua Angelo Bottan | 63 | Santa Terezinha | Xaxim | 89825-000

Ver Google Maps

E-mail: [email protected]

Na intenção de registrarmos a origem e gênese da Escola Básica Municipal Santa Terezinha, percebemos que não seria possível montar a história da escola sem mencionar o acervo histórico do Bairro do qual leva o nome, e da comunidade, pois a ampliação e demais aspectos de ambos estão bastante interligados.

Portanto, o presente histórico interliga constantemente comunidade e escola. Por volta de 1977, a comunidade de Vila Santa Terezinha, percebeu a necessidade de construir uma escola na comunidade, pois nela residiam vários alunos que, para estudar, se deslocavam até a Escola Municipal Dr. Ari Moacir Lunardi, no bairro do mesmo nome.

Para tanto, a comunidade solicitou junto à Prefeitura Municipal a construção de uma escola e a mesma empenhou-se em fazê-la funcionar em 1978.

A partir de julho de 2010, grande parte de nossa escola teve a oportunidade de participar de um programa de educação integral na sede da Associação Atlética banco do Brasil. O Programa Integração AABB Comunidade atendeu um público com atividades de complemento educacional, arte, cultura, esporte, lazer, viagens de estudo, dentre outros projetos.

Durante o ano de 2011, foi feita a adesão ao Programa Mais Educação (hoje extinto), com o ideal de ampliar tempos, espaços, atores envolvidos no processo e oportunidades educativos em benefício da melhoria da qualidade da educação dos milhares de alunos brasileiros. O programa foi substituído em 2016 pelo Novo Mais Educação.

De 2001 a 2010, diversos alunos e alunas foram atendidos pelo projeto complementar Capoeira e Inteligências Múltiplas, que em 2005 passou a ser fomentado pela SMEC. A partir de 2018, a capoeira passou a integrar as ações do Projeto Social “Humanizando Vidas”, fomentado desde 2017 pela SMEC na escola, que atende em torno de 400 pessoas, dentre alunos e familiares com atividades culturais, esportivas e sociais.

O ano de 2018 marcou o aniversário de 40 anos de existência da escola, criada em março de 1978. Atualmente, a escola tem passado por reformas e compartilhado algumas salas com o Centro de Educação Infantil Rosa Zambenedeti. Toda a comunidade escolar almeja uma escola nova, com espaços e condições mais adequadas para o atendimento diário de seu público.

Em 2019 a escola, por meio de sua Equipe Partilha de Vida, inscreveu o seu Projeto História de Vida no Desafio Inova Escola, cumpriu toda a trilha formativa e se classificou entre as 25 melhores propostas de inovação educacional do Brasil.

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.