EPG Edson Nunes Malecka

EPG Edson Nunes Malecka

EPG Edson Nunes Malecka

Av. Luiz Gonzaga do Nascimento | s/n | Jardim Pte. Alta | Guarulhos | 07179-701

Ver Google Maps

A escola EPG Edson Nunes Malecka, localizada em Guarulho (SP), inclui-se em um contexto de transformação das práticas escolares tradicionais envolvendo todos os segmentos que a compõe. Ao longo dos últimos anos, vários foram os processos desencadeados rumo à transformação, com idas e vindas, avanços e recuos, tais como: trabalho em ciclos de aprendizagem (e não em séries); roteiros de estudos (e não planos de aula); eixos temáticos; assembleias com as crianças para diálogo e decisão conjunta da organização e funcionamento da escola; entre outros.

Desde 2019, a ênfase desse processo de transformação está sobre a organização e gestão escolar. Neste âmbito, a metodologia de trabalho adotada foi a sociocracia. São objetivos da gestão sociocrática na escola: a) Superar a organização escolar fundada no comando e controle; b) Buscar o engajamento e o compromisso dos atores que compõem o grupo escola com a educação humanizadora; c) Vivenciar os processos educativos rumos à humanização; d) Buscar a resiliência e resultados eficazes da educação; e) Enfatizar as relações afetivas e sociais, colocando-as no centro dos processos educativos e de gestão; f) Superar as preferências nas deliberações, incorporando a ideia de consentimento, ou “bom o suficiente por agora. Seguro o suficiente para tentar”.

A escola aponta que, a cada ano, ocorrem transformações nas práticas, mas entre as consolidadas, apresentam-se as “assembleias de classe”, o “Conselho Discente”, o trabalho com roteiros, a gestão democrática e participativa, os encontros formativos sistemáticos, a avaliação de processos, a afetividade no centro dos processos educativos, o fim das fileiras em sala de aula, a exploração das várias linguagens nos fazeres pedagógicos, o ir à comunidade com as crianças para ações específicas e previamente planejadas, o equilíbrio dos aspectos procedimentais, atitudinais e conceituais das aprendizagens e objetivos didáticos.

Na escola, todas as ações são consideradas currículo. O tom de voz, a configuração física da sala, o olhar, a forma de se dirigir às crianças, etc. Enquanto rede, o município de Guarulhos possui o “Quadro de Saberes Necessários”. Portanto, o currículo está organizado em saberes e não em habilidades ou conteúdo. Estes Saberes orientam os planejamentos da escola.

Um exemplo de sua atuação no território é a formação do grupo Nasf (Núcleo Ampliado de Atendimento à Saúde da Família), composto por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos da Secretaria Municipal de Saúde. A organização educativa também atua em conjunto com o CEU Ponte Alta, incluindo em seus cursos e recursos (teatro, dança, música, línguas, etc.) a participação das crianças da escola. No início de todos os anos letivos, os alunos da escola realizam visitas a todos os equipamentos públicos e sociais da região.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.