CIME PROFESSOR DR. JOSE ALDEMIR DE OLIVEIRA

CIME Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira

CIME Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira

Rua Prímula, | 52-14 | João Paulo | Manaus | 69088-149

Ver Google Maps

Localizado na zona leste de Manaus, entre a zona urbana e rural, o CIME está inserido está em uma comunidade de alta vulnerabilidade social e oferta da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2. A escola trabalha com a concepção de educação integral e democrática, tendo como eixo norteador os princípios humanos e a educação popular.

Nesta perspectiva, trabalha com metodologias ativas e com um currículo diversificado e outro comum, preconizado pelo sistema de Ensino da SEMED de Manaus e do MEC. “A abordagem do CIME Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira entende que temos várias possibilidades de currículos, sendo que estes só precisam estar em conexão com a proposta pedagógica da educação integral”, explica a escola.

Para além disso, todo o território é visto como espaço educativo. Os estudantes desenvolvem sua aprendizagem dentro das salas de aula, no hall, no pátio, enfim, todos os ambientes são entendidos como espaços de aprendizagens integradores. As salas, principalmente na Educação Infantil, são ambientadas a fim de proporcionar às crianças a experienciação com os objetos de conhecimento, de curiosidade e de interação. Assim, tudo está ao alcance da criança para que ela manipule, interaja, socialize, explore e construa conhecimento. “Estamos em processo de criação dos ateliês no prédio da Educação Infantil e, no prédio do Ensino Fundamental, temos espaços integradores como o laboratório de informática, biblioteca, sala multiuso, sala de música e outros ambiente que também são utilizados para proporcionar a interação direta do estudante.”

A escola ainda ressalta que o trabalho intersetorial norteia toda sua abordagem pedagógica. O CIME vem dialogando com outros setores para buscar possibilidades e estreitar laços para melhoria do trabalho pedagógico e administrativo e o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. No momento, os parceiros são, principalmente, as famílias, a secretaria municipal de ensino, as UBS, o Coletivo Escola Família Amazonas (CEFA), o Centro de Referências em Educação Integral, a RedeSolare Brasil, além das cidades vizinhas de Itacoatira, Maués e Presidente Figueiredo.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.