CIEP José Renato Pedroso

CIEP Professor José Renato Pedroso

CIEP Professor José Renato Pedroso

Ver Google Maps

No CIEP Professor José Renato Pedroso, os educadores apostam na parceria ativa entre escola e comunidade para desenvolverem um ensino efetivo propiciando, assim, um ambiente contínuo de desenvolvimento para alunos, professores, funcionários e gestores. Esse trabalho é realizado com o envolvimento da comunidade interna e externa através do Projeto FAPE (Família, Amor, Paz e Esperança).

A escola oferece oportunidades educativas diversificadas, que vão além da sala de aula, como aulas de canto, xadrez, musicalização e futsal. A musicalização, aliás, é visto como ferramenta imprescindível na formação das crianças, uma vez que desenvolve o lúdico, a criatividade, os aspectos emotivos e cognitivos. Este trabalho com música é desenvolvido, sobretudo, por meio de brincadeiras. “A música em nossa escola é uma das ferramentas de diversificação curricular e de valorização à cultura”, explica a escola. O xadrez é outro importante instrumento pedagógico. “Entendemos que o xadrez, dentro de nossa realidade escolar, pode dar suporte pedagógico, dando subsídios e auxiliando nas várias disciplinas.”

A escola também toma como princípio a cultura como um elemento que nutre o processo educacional e tem importância na formação de um indivíduo crítico. Por isso, ela é utilizada para qualificar a formação dos alunos, além expandir o conhecimento e aprendizados.

Ainda nesta perspectiva, o processo educativo do CIEP é pautado no entendimento da realidade como algo não acabado e sobre o qual pode-se intervir. Essa intervenção caminha pela integração entre a escola e comunidade. “Não desconsideramos os espaços formais e tradicionais de construção do conhecimento, mas os ressignificamos do ponto de vista dos ambientes e dos materiais. Ampliamos o leque de possibilidades para além dos espaços escolares, construímos um pacto pedagógico, no qual escola e comunidade assumem responsabilidades socioeducativas na perspectiva de construção de um território educativo, oportunizando assim a aprendizagem do cidadão em suas múltiplas dimensões”.

No tocante às parcerias intersetoriais, o CIEP Professor José Renato Pedroso desenvolve uma série de projetos, entre eles o “Cidade mirim no trânsito”, em parceria com a SESSETRAN (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), cujo objetivo é orientar as crianças sobre direitos e deveres no trânsito.

Redes

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.