pisada do sertão

Associação Cultural Pisada do Sertão

Associação Cultural Pisada do Sertão

Rua Maria das Dores de Carvalho | 156 | Centro | Poço de José de Moura | 58908-000

Ver Google Maps

A Pisada do Sertão está organizada em três eixos estruturantes: eixo de desenvolvimento territorial; eixo de desenvolvimento cultural e eixo de desenvolvimento integral. Para cada eixo, a organização desenvolveu uma metodologia própria fundamentada na perspectiva da educação integral e pautada pelo desenvolvimento de habilidades em quatro Pilares da Educação da Unesco. Desta maneira, cada eixo é organizado por pilares e cada pilar tem suas habilidades a serem desenvolvidas.

Em suas ações de desenvolvimento integral, a organização atua em parceria com a educação formal, por meio da oferta de formação continuada com foco no desenvolvimento integral dos professores, da formação de educadores sociais, no atendimento à crianças, adolescentes e jovens no contra turno escolar com atividades socioeducativas e culturais e cursos de qualificação profissional.

O currículo busca valorizar os saberes e fazeres do território, por meio da educação popular, e busca atender as 10 competências gerais da BNCC articuladas às habilidades trabalhadas em cada pilar: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conhecer.

A Pisada do Sertão trabalha também com atividades culturais como danças regionais, música, leitura, empoderamento digital, ludicidade, esporte educativo, empreendedorismo e liderança. As atividades são realizadas em espaços adaptados, por meio de salas temáticas, e também por meio da ressignificação de outros espaços que estejam no entorno da organização como praças, espaços culturais e sociais e escolas.

A Associação lidera um Programa de Formação em Rede (SEMEAR), por meio do qual promove formação com atores do SGD, líderes comunitários e líderes de coletivos culturais de 10 cidades parceiras, com a finalidade de articular ações e fortalecer as práticas já existentes.

 

Conheça uma Iniciativa Inovadora

Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.