Associação Casa da Árvore
Praça Getúlio Vargas, s/n - Poços de Caldas (MG) - CEP: 37701-007
O que move as pessoas na Associação Casa da Árvore é a possibilidade e os desafios de promover a cidadania a partir da cultura digital. O esforço para que a cultura digital encurte as diferenças sociais ao invés de ampliá-las se materializa no desenvolvimento e realização de projetos socioeducativos em todas as regiões do Brasil.
A iniciativa atua desde 2007 em parceria e cooperação com movimentos sociais, redes públicas de ensino, instituições públicas e privadas. Junto com professores, alunos, educadores socais, pesquisadores, artistas, desenvolvedores e gestores públicos ela busca respostas para problemas sociais ou melhores formas de aproveitamentos das potencialidades da cultura digital.
Seu trabalho foi iniciação com o projeto Telinha de Cinema, primeiro núcleo comunitário de formação e incentivo à produção de vídeo com mídias móveis, em 2007 na periferia de Palmas, Tocantins. Com o objetivo de explorar o celular como instrumento de empoderamento da juventude por meio da produção cultural e a reflexão social através do audiovisual, foram desenvolvidas metodologias de formação para as artes e tecnologia, certificada como tecnologia social e vencedora nacional do Prêmio FBB de Tecnologia Social 2009, do Prêmio EDU.MOV (2007 – Fundação Telemig), além do Certificado Economia Criativa (Ministério da Cultura).
Projetos em rede, realizados ao mesmo tempo em várias regiões brasileiras, garantiram à equipe uma experiência de gestão e implementação com foco em resultados. Entre 2008 e 2012 foram desenvolvidas regularmente projetos letramento digital e de inovação e práticas pedagógicas, sobretudo de letramento e formação de leitores, junto a redes públicas de ensino em Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e Palmas (TO).
O projeto Escola Criativa Digital, desenvolvido em parceria com instituições como Fundação Banco do Brasil, Instituto Vivo e Fundação Telefônica, mostrou e compartilhou nossas experiências no desenvolvimento e gestão de práticas inovadoras de formação de leitores com professores formadores, educadores sociais e arte educadores em mais de 12 estados brasileiros, trocando experiências com cerca de 1200 profissionais na área. A iniciativa foi denominada originalmente Telinha na Escola, e certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2010, antes da mudança de nome.
Após as primeiras experiências dialogando e interagindo diretamente com as comunidades escolares, a iniciativa iniciou o trabalho junto às bibliotecas públicas e a formação de leitores. Através do projeto “E se eu fosse o autor?”, patrocinado pelo programa Interação Petrobras comunidade (2013-2014), foi construída a metodologia dos laboratórios criativos de leitura e cultura digital. Neste período colocamos a rede municipal de educação de Senador Canedo_GO no mapa nacional da inovação social, atendendo mais de 700 crianças de mais de 20 escolas públicas. O projeto recebeu também os principais prêmios de inovação em tecnologia social e educação, como o Prêmio Finep de Inovação 2014 (Finep/Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio ARede de Inovação em Tecnologias de Educação 2014 (Momento Editorial), Prêmio TelecentrosBR 2014 (Ministério da Ciência e Tecnologia), Prêmio Funarte de Redes de Inovação (2013), entre outros.
Nos últimos dois anos, com a abertura da sede da organização em Minas Gerais, foi desenvolvida a tecnologia social BiblioArte LAB, uma aplicação das nossas experiências anteriores de inovação em práticas de leitura colocadas à disposição dos desafio da rede municipal de bibliotecas públicas de Poços de Caldas. Até o presente momento já foram atendidos cerca de 980 jovens leitores em mais de 12 comunidades locais. Os resultados levaram a iniciativa a ingressar como um dos 3 projetos brasileiros no Programa Iberoamerico de Inovação em Biblioteca (Cerlalc-Unesco).
Todas estas experiências da ONG Casa da Árvore com o desenvolvimento de inovação em bibliotecas públicas e escolares vem sendo registradas em forma de artigos e outras publicações científicas, compartilhadas com a comunidade através de importantes eventos nacionais e internacionais, como o Seminário Internacional Biblioteca Viva (São Paulo/2015), VI Simpósio Hipertexto de Educação e Tecnologia (Pernambuco / 2015); Congreso Internacional Lectura 2015: Para leer el XXI (Havana / 2015); IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Infanto Juvenil (Presidente Prudente / 2015) e o VI Encontro Brasileiro de Educomunicação (Porto Alegre / 2015).
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.
Vídeos da Associação Casa da árvore
Estudantes da Associação Casa da Árvore durante evento sobre evento sobre tecnologia
Estudantes e educadores durante premiação da Associação Casa da Árvore
Atividade de jogos da Associação Casa da árvore
Jovens gravam vídeo durante atividade da Associação Casa da Árvore
Estudantes mostram resultado de atividade de livroarte.