14/12/2021

Imersão na Escola Democrática da Floresta

A Associação Janusz Korczak Brasil convida,

Profissionais, estudantes e interessados nas áreas de educação e saúde, Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Educadores, Assistentes Sociais, Secretários e Supervisores de Educação, da Assistência Social, do Meio Ambiente e da Saúde, para a nossa Imersão na Escola Democrática da Floresta, em Ubatuba (patrimônio natural da Terra), no estado de São Paulo, em nossa incubadora e multiplicadora de educadores com práticas pedagógicas ecológicas e democráticas. São 30 vagas disponíveis, de 17 a 23 de janeiro de 2022.

Incubadora de Práticas Ecológicas e Democráticas

Esta iniciativa se trata de um curso de extensão curricular organizado pela AJKB, uma experiência imersiva pedagógica democrática e ecológica profunda capaz de oferecer experiências, vivências, reflexões, conversas, ferramentas e instrumentos para construção de projetos políticos pedagógicos coerentes com estes princípios, capazes de semear e fortalecer nestas direções, comunidades e projetos de educação democráticos e ecológicos. Vamos experienciar dispositivos pedagógicos ecológicos e democráticos inspirados em experiências educativas brasileiras, internacionais e ancestrais, com oficinas, vivências importantes e inesquecíveis, a uma aldeia indígena, a um quilombo, uma noite Clown e a visita a uma ilha histórica e paradisíaca da região, rodas de conversa e estudo, leitura, cine-fogueira, música, arte e cultura, convidados muito especiais e visitas a locais importantes da cidade.

Nos fundamentamos nos princípios e valores das Culturas Circulares, de Economia Solidária, misturada a Educação Democrática e a Permacultura, como horizontes daquilo que entendemos como necessário ao mundo contemporâneo.

Associação Janusz Korczak Brasil

A Escola Democrática da Floresta é um dos projetos da Associação Janusz Korczak Brasil (www.ajkb.org), uma organização com 37 anos de história no país, dedicando-se à garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A rede internacional de associações Janusz Korczak constitui uma das maiores redes internacionais de educadores do mundo, presente em dezenas de países e em todos os continentes (Polônia, Rússia, Lituânia, Ucrânia, Burundi, Canadá, Suíça, Austria, EUA, Argentina, Japão, Tunísia, Zambia, Inglaterra, Austrália, Brasil, Zaire, Israel, Itália, França, Holanda e Marrocos)

Concepção

A AJKB entende a educação como um processo de produção de cultura, educamo-nos uns aos outros, em todos os lugares, a todo momento, inevitavelmente, o que nos obriga a refletir e agir com consciência e intencionalidade, pensando o mundo de forma coletiva e responsável. Fixamos assim os paradigmas da democracia e de ecologia como os pilares fundamentais que sustentam este nosso labor, que une a nossa missão e profissão e se alimenta de uma pedagogia multi-referenciada, vinculada às outras ciências e saberes, como a filosofia, a psicologia, a psicanálise, a sociologia, a antropologia, a ciência política, a biologia, a oceanografia, a história, a química, a física, a matemática a geografia, compreendemos o conhecimento de modo sistêmico e indisciplinado, entendemos a cultura popular também como erudita e a necessidade da cultura erudita ser também acessível ao popular.

O médico-educador, poeta e escritor Janusz Korczak escreveu, “procure conhecer a si mesmo, antes de querer conhecer as crianças”. Oferecemos assim um programa imersivo que busca oferecer ferramentas para a busca da consciência e do autoconhecimento multiplicando educadores ecológicos e democráticos capazes de semear estes princípios em diversos espaços pelo mundo, escolas, comunidades, organizações. Acreditamos nestes valores como responsabilidades nossas enquanto seres humanos, com uma visão de pátria universal, laica, ecumenica e multicultural capaz de promover uma ecologia dos saberes.

1 Festival de Educação Janusz Korczak Brasil

Nos dias 22 e 23 (sábado e domingo) de janeiro de 2022, realizaremos o primeiro Festival de Educação Janusz Korczak Brasil, com oficinas sobre ecologia e democracia, rodas de conversa e relatos de experiências ecológicas e democráticas em educação.

Programação do evento

Realizaremos uma Oficina em lembrança e homenagem às vítimas da Pandemia, para juntos também semearmos aquilo que desejamos para os próximos dias, anos e gerações.

Tanto a Imersão como o Festival de Educação serão certificados pela AJKB.

Inscrição e certificação

A inscrição e o valor da imersão incluem todo percurso formativo de 7 dias e 6 noites, e ainda o evento de fechamento, com programação manhã, tarde e noite completa, com mais de 56 horas formativas certificadas, com confortável hospedagem do grupo nos confortáveis chalés do Sítio da Usina Velha, na maravilhosa e paradisíaca cidade de Ubatuba, estado de São Paulo, com toda a alimentação de 4 refeições completas incluídas, alimentação orgânica e saudável, um cardápio brasileiro pensado para educação alimentar, coerente com o todo o programa, incluso também todos transportes para deslocamentos necessários as visitas pedagógicas vivenciais, já com ingresso para os espaços que visitaremos.

Mais informações no site Escola da Floresta – Escola da Floresta

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.