29/04/2022

Faculdade de Educação da USP abre inscrições para Curso de Extensão Universitária do Escolas2030

O Curso de Extensão Universitária do Escolas2030, promovido pela Faculdade de Educação da USP, está com inscrições abertas! O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca avaliar, desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4).

Inteiramente online, a formação terá como foco a prática das organizações-polo do programa no Brasil, que protagonizam o processo de pesquisa-ação em âmbito nacional e co-lideram o processo de formação das demais organizações educativas de sua região de abrangência juntamente à Equipe Coordenadora do programa. Estas experiências servirão como subsídio à reflexão sobre a própria prática educacional das demais pessoas participantes da jornada.

A carga horária do curso de extensão é de 18 horas síncronas e 72 horas assíncronas, totalizando 90 horas. O público-alvo são profissionais de organizações educativas (escolares e não escolares) e de órgãos gestores de redes escolares do Brasil, prioritariamente participantes do programa Escolas2030.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas mediante o cadastro no sistema Apolo da USP, e posteriormente, o preenchimento deste formulário, entre 2 e 22 de maio de 2022.

Mais informações

O processo contará com aportes teóricos sobre educação integral e transformadora referentes a currículo, gestão escolar, ambiente escolar, metodologia de ensino e relações intersetoriais. Esses aspectos serão examinados em seu potencial de promover as seguintes aprendizagens: empatia, colaboração, autoconhecimento, protagonismo e criatividade.

A avaliação do aproveitamento proporcionado pela jornada utilizará como instrumento a síntese escrita que cada participante fará de propostas para incrementar a educação integral e transformadora em sua realidade local.

Programação

Os encontros ocorrem entre 01/06 e 21/9 de 2022, das 18h às 21h (horário de Brasília)

1/6/22 –  Encontro 1: Protagonismo
22/6/22 – Encontro 2: Empatia
13/7/22  – Encontro 3: Autoconhecimento
3/8/22 – Encontro 4: Colaboração
24/8/22 – Encontro 5: Criatividade
21/9/22 – Encontro 6: Propostas para educação integral e transformadora

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.