29/07/2022

Evento na Unibes Cultural marca os 80 anos sem Janusz Korczak e suas 200 crianças

por Denis Plapler

O dia 7 de agosto marca o aniversário de morte de Janusz Korczak e das 200 crianças que com ele seguiram do orfanato Dom Sierot, em Varsóvia, para o campo de concentração e extermínio nazista de Treblinka, na Polônia, todos assassinados em 1942.

Henryk Goldszmit, pseudônimo Janusz Korczak foi médico, educador, escritor e poeta – dedicou toda a sua vida aos direitos das crianças. Dirigiu dois orfanatos, transformados em verdadeiras repúblicas das crianças, ali elas eram protagonistas, atuando de forma autogestionada, pois elaboravam as suas próprias regras de convivência e resolviam os seus problemas por meio dos seus próprios tribunais. Korczak e as crianças seguiram juntos até o fim. Janusz Korczak se tornou um dos maiores clássicos da História da Pedagogia, pelo peso, pelo valor e pelo legado de toda uma vida e obra dedicada à educação e aos direitos das crianças, por ter sido capaz de oferecer àquelas crianças o sentimento de dignidade no lugar de abandono. A Associação Janusz Korczak Brasil entende que muito daquilo que aprendemos com o exemplo de Janusz Korczak, na Polônia do século XX, pode nos ajudar a pensar o Brasil hoje, com suas semelhanças e diferenças, históricas, culturais, temporais, mas de evidentes preocupações e desafios para pensarmos a educação como um direito de toda criança e adolescente.

Duas bonitas ações serão realizadas nos dias 5 e 7 de agosto em memória a este acontecimento, o Korczak Day 2022, com diversas oficinas oferecidas para crianças e adolescentes que vêm de diferentes escolas e projetos da cidade para a Praça Roosevelt, no centro de São Paulo e, no domingo, dia 7, na Unibes Cultural haverá um encontro com apresentação de teatro, roda de conversa e lançamento de importantes publicações. Os eventos problematizam o contexto atual a partir deste acontecimento histórico, buscam honrar a memória e o legado do médico educador lembrando que apesar dos oitenta anos do ocorrido, a lógica dos guetos ainda persiste.

A fim de marcar a importância dessa data, a Associação Janusz Korczak Brasil (AJKB) se juntou com diferentes organizações. O Instituto NUA em conjunto com a Unidiversidade da quebrada e o Museu Judaico, organizaram a proposta do Korczak Day 2022, no dia 5, enquanto a AJKB, com estes parceiros já mencionados, somados ao apoio da Unibes Cultural, Instituto Brasil Israel e Grupo Editorial Summus, chamou um encontro justamente para o dia 7 de agosto, no Teatro da Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2500, São Paulo).

A programação do Korczak Day vai das 8h as 16h, contempla uma manhã e tarde de muita música, artes visuais, atividades circenses, teatro, grafite, contações de história e, como ritual de encerramento, os jovens pretendem confeccionar um manifesto, que será lançado no próprio evento, com suas reivindicações para uma educação de qualidade e defesa intransigente dos direitos da infância e adolescência.

O evento do dia 07 começa às 15h, com a pré-estreia da peça “Laila, o segredo da noite”, da atriz Andi Rubinstein. Após a apresentação da peça, educadores brasileiros de diferentes escolas e espaços de educação livre, ecológica e democrática – pessoas de referência na área que participam e se envolvem no movimento pela inovação na educação do país, estarão em roda para conversar sobre o tema – “Educação e Democracia no Brasil de hoje”. Teremos também como convidado, o ex-senador e atual vereador, Eduardo Suplicy, para falar do seu projeto da renda básica universal, como um projeto de dignidade como um direito humano essencial para todas e todos. A jornalista e escritora Mônica Dallari, filha de Dalmo de Abreu Dallari fará uma leitura simbólica do ECA em homenagem ao pai,– um dos maiores juristas brasileiros, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ex-presidente da AJKB –, falecido neste ano, após uma vida de luta permanente pelos direitos das crianças no Brasil.

O evento da Unibes Cultural se encerra com importantes lançamentos de novas edições dos clássicos O direito da criança ao respeito, que traz textos de Janusz Korczak e de Dalmo de Abreu Dallari, e Quando eu voltar a ser criança, de Korczak, ambas do Grupo Editorial Summus. Haverá ainda o  lançamento da biografia Janusz Korczak – Uma vida em defesa da infância, da pesquisadora Sarita Mucinic Sarue, também da Summus.

O evento será aberto e gratuito e os ingressos retirados no dia, a partir de uma hora antes do início das atividades.

Sobre a AJKB – www.ajkb.org

A AJKB é presidida atualmente pelo Cientista Social Denis Plapler e tem como vice-presidente a psicóloga Tania Novinsky Haberkorn. A AJKB é membro de uma rede internacional de Associações Janusz Korczak pelo mundo, presentes em cerca de 25 países.

80 anos sem Janusz Korczak e suas 200 crianças em São Paulo – 2022 – Sympla

Local

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire , 2500, Pinheiros

São Paulo, SP

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.