18/04/2023
O foco desta pesquisa são as inovações pedagógicas que aconteceram ao longo da história da educação e as escolas não-convencionais que estão hoje plenamente ativas, escolas que romperam e rompem com o que estamos denominando de “paradigma convencional e hegemônico da educação”, que inovam em suas abordagens e se afastam do modelo das escolas convencionais.
Podemos resumir a pergunta principal de nossa pesquisa da seguinte forma: como os dispositivos pedagógicos e de gestão das escolas não-convencionais atuam para afrouxar, romper ou desatar os nós paradigmáticos rígidos do paradigma convencional da educação?
Abordamos tal tema analisando os dispositivos pedagógicos e os dispositivos de gestão de diversas escolas ao longo da história e, também, de cinco (5) escolas que estão atualmente em atividade: EMEF Pres. Campos Salles (São Paulo-SP); IFPR Jacarezinho (Jacarezinho-PR); Escola Tiê (Ilhabela-SP); Escola Dendê da Serra (Serra Grande-BA); Escuela Jardín Fabulinus (Buenos Aires – Argentina). Com esta pesquisa, percebemos a força dos nós paradigmáticos convencionais, mas também percebemos a multiplicidade de experiências históricas e a intensidade das escolas não-convencionais presentes em todas regiões do mundo, com suas singulares potências e dificuldades.
Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi uma mescla de abordagens historiográficas, análises teórico-conceituais, estudos de caso, análise de documentos internos das escolas e análise de entrevista de gestores e educadores.