08/08/2023

Conheça o processo participativo de construção do novo currículo da rede de Almirante Tamandaré (PR)

Quando a Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR) começou a construir o novo currículo da rede municipal ficou evidente que, para que o instrumento refletisse os anseios, necessidades e saberes da comunidade, o processo exigiria a participação coletiva de diferentes atores como trabalhadores da educação, educandos e famílias.

À direita, Jucie Parreira dos Santos, secretário municipal de educação de Almirante Tamandaré (PR)

“Somente pelo viés democrático é possível construir e implementar um currículo na perspectiva da Educação Integral, articulado com o território a materialização da proposta na prática”, explica Jucie Parreira dos Santos, secretário municipal da educação.

Assim, em 2018, surgiu o Programa “Caravana da Educação”, que promove espaços de diálogo em torno da construção do novo currículo.

Com a iniciativa, o município conseguiu escutar e falar com os inúmeros sujeitos envolvidos no processo educacional em cada território, seja desempenhando o papel da mediação dos saberes ou consolidando suas aprendizagens.

Outro objetivo do programa foi compartilhar os diversos saberes entre os trabalhadores da educação e sociedade civil, de modo a ampliar a compreensão de educação pública de qualidade e a possibilidade de intervenção sobre ela.

O resultado da Caravana foi a construção de um currículo constituído por 14 cadernos e que traz como concepção central a “Educação Integral No e Com o Território”.

Roda de conversa promovida pelo Programa “Caravana da Educação”

Implementação do novo currículo

Nesse momento, a Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR) vem realizando a segunda versão do programa, que se refere à implementação do novo currículo.  Nessa etapa, todos os atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagens estão sendo mobilizados para conhecer o currículo.

Este segundo momento também se dedica à pactuação de compromissos coletivos firmados pelos territórios para a implementação do currículo na rede de educação.

Pelos territórios que já percorreu, a Caravana promoveu encontros e reencontros com trabalhadores da educação, representantes das lideranças comunitárias e religiosas, colegiados – Conselho Escolar, APMF e Times da Defesa.

Momento de culminância de aprendizagens na Mostra Integrada dos Saberes

Como culminância desses encontros, acontece a Mostra Integrada dos Saberes, que é um momento de celebração de todo o movimento de aprendizagens, vivências e experiências advindas.

O evento busca integrar as ações das unidades educacionais (Escolas e CMEI’s) promovendo a participação das famílias e comunidade educacional, ampliando os conhecimentos sobre os direitos e serviços efetivados pela Secretaria Municipal da Educação à rede de educação.

Crianças participam da Mostra Integrada de Saberes

A Mostra conta com exposições e apresentações artísticas culturais expressando os Direitos e Objetivos de Aprendizagens contemplados nas práticas pedagógicas realizadas pelos educandos em suas unidades educacionais alicerçadas no novo currículo da rede municipal da educação.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.