08/12/2022

Essa vida chamada escola – o olhar para dentro e para fora nos caminhos de uma outra educação possível

Constituindo-se num trabalho de natureza exploratória e caracterizada como uma pesquisa vínculo-compartilhada, o estudo aqui relatado teve como objetivo geral verificar quais as práticas, os ideais, as configurações internas, os saberes prévios e as relações fundamentais para que uma vida possa acontecer no corpo a corpo que dá sentido à Escola.

Para tanto, o estudo foi desenvolvido numa escola com ideais humanísticos, que se propõe desenvolver uma educação libertadora e a busca da autonomia de seus sujeitos. A Escola Nossa Senhora do Carmo é um projeto social do Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Teresa, uma escola para lavradores e pessoas em situação de vulnerabilidade social, localizada no município de Bananeiras-PB.

Utilizou-se da abordagem multirreferencial para a compreensão do objeto em estudo e como instrumentos de análises, metodologias cruzadas, através de entrevistas individuais e coletivas, anotações de registros de encontros pedagógicos, documentos, portfólio, PPP, cadernos de registros de colegiado e comitês estudantis, cadernos de instrumentos avaliativos, pesquisas de expectativas e técnicas projetivas de narrativas múltiplas.

A Escola tem seus ideais fundamentados em experiências humanísticas e consolida suas práticas na educação popular e na educação do campo e busca desenvolver uma gestão democrática, através de instrumentos colegiados.

Com todo o trabalho realizado, a Escola tem ajudado na melhoria da qualidade de vida dos educandos, educadores, funcionários e comunidade, na medida em que fortalece e agrega saberes e princípios da cultura local, bem como se constitui como elemento importante para seu entorno, devido ao trabalho desenvolvido na busca de uma educação integrada e integradora, liberta e libertadora, humanizada e humanizadora, bem como pelas relações tecidas fundamentadas na dialogicidade e na autonomia, onde todos se sentem parte integrante da Escola.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.