26/09/2023

Educação Integral no ambiente escolar: relação escola e comunidade

Esta dissertação intitulada Educação Integral no ambiente escolar: relação escola e comunidade, busca investigar sobre a proposta de educação integral da escola e suas implicações na prática educativa, a partir do desenvolvimento de projetos integradores entre escola e comunidade. Assim, enveredamos pelo viés da educação integral, que se efetiva no contexto escolar, desenvolvida em parceria com uma organização da sociedade civil (OSC) na cidade de Poço de José de Moura que está localizado no alto sertão paraibano a 520 km da capital João Pessoa-PB. Para tanto, utiliza-se para esta pesquisa um estudo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa. Para fundamentar a pesquisa, trazemos como referencial teórico as concepções de Guará, (2006), Gramsci (1891-1937), Nosella (2009), Moll(2007), Gadotti (2009), Brandão (2013), Branco(2012), Dewey (1979), Arroyo (2011), Sacristán (2000), Ferraço(2017), Veiga (2002), dentre outros.

O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho e a Associação Cultural Pisada do Sertão. E como instrumentos para a construção dos dados fizemos uso de entrevistas direcionadas a professores, coordenadores pedagógicos e educadores sociais, além da observação sistemática da rotina de funcionamento tanto da escola quanto da Associação. O tratamento dos dados baseia-se na análise de conteúdo, em que as informações construídas na pesquisa foram cuidadosamente interpretadas para chegar aos resultados. A investigação revelou que o trabalho em parceria fortalece a proposta de educação integral tanto na escola quanto na Associação, pois a escola é concebida como o espaço central onde a educação integral começa a ser realizada. O trabalho da Associação é de colaborar com as aprendizagens construídas na educação formal, por meio do estabelecimento de parceria.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.