06/04/2022

Aquisição da escrita alfabética em escolas democráticas: implicações epistemológicas e educacionais

O presente livro aborda não apenas aspectos acerca da aquisição da língua escrita e de como ela ocorre em ambientes de educação alternativa ou democrática; mas questões epistemológicas, psicológicas e educacionais acerca do tema, relacionando-os.

A pesquisa é resultado de uma atividade intelectual contínua, cujo objetivo teórico e prático desde a graduação da autora foi: entender as relações entre pensamento e linguagem nos seus diferentes planos e dimensões. No início, no TCC, ela estudou a temática das origens da “linguagem e pensamento” nas teorias de Piaget e Vygotsky, sob a orientação da professora Alessandra de Morais, depois, no mestrado e doutorado, a “aquisição da língua escrita” a partir das pesquisas de Emília Ferreiro.

A continuidade e aprofundamento dessas temáticas e autores lhe possibilitou realizar reorganizações conceituais cada vez mais consistentes e profundas, o que lhe permitiu adquirir condições teóricas para enfrentar um desafio maior: compreender as dificuldade e possibilidades de aplicação das descobertas de Ferreiro na escola concreta.

Isso a levou a focar o estudo da aquisição da língua escrita nas “Escolas democráticas”, pois constatou-se que, por múltiplas razões (exteriores à própria teoria), houve fracasso dos intentos de aplicação das descobertas de Ferreiro nas escolas oficiais do Estado de São Paulo.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.