26/11/2018
O artigo ‘“Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual’ faz uma análise da aprendizagem na educação escolar. O texto apresenta o recorte de uma entrevista de Ruben Alves, intitulada “Aprender para quê?” e discute alguns aspectos principais da exposição do autor.
A autoria é de Clarice Simão Pereira e Sônia da Cunha Urt.
A dissertação expõe que a educação escolar vem sendo menosprezada, com acentuado esvaziamento de conteúdo e redução do papel do professor.
A partir das questões levantadas, buscou-se fazer um contraponto. Assim, a análise foi conduzida por meio de interlocuções com outros autores que, por sua vez, defendem a educação escolar como lócus fundamental na formação humana, responsável pela socialização do conhecimento científico, artístico e filosófico.
Dessa forma, compreende-se que a aprendizagem está estritamente vinculada ao desenvolvimento humano, e pode se constituir em instrumento de luta e transformação.
Com informações da Universidade Federal de Santa Catarina