06/04/2022
O presente livro aborda não apenas aspectos acerca da aquisição da língua escrita e de como ela ocorre em ambientes de educação alternativa ou democrática; mas questões epistemológicas, psicológicas e educacionais acerca do tema, relacionando-os.
A pesquisa é resultado de uma atividade intelectual contínua, cujo objetivo teórico e prático desde a graduação da autora foi: entender as relações entre pensamento e linguagem nos seus diferentes planos e dimensões. No início, no TCC, ela estudou a temática das origens da “linguagem e pensamento” nas teorias de Piaget e Vygotsky, sob a orientação da professora Alessandra de Morais, depois, no mestrado e doutorado, a “aquisição da língua escrita” a partir das pesquisas de Emília Ferreiro.
A continuidade e aprofundamento dessas temáticas e autores lhe possibilitou realizar reorganizações conceituais cada vez mais consistentes e profundas, o que lhe permitiu adquirir condições teóricas para enfrentar um desafio maior: compreender as dificuldade e possibilidades de aplicação das descobertas de Ferreiro na escola concreta.
Isso a levou a focar o estudo da aquisição da língua escrita nas “Escolas democráticas”, pois constatou-se que, por múltiplas razões (exteriores à própria teoria), houve fracasso dos intentos de aplicação das descobertas de Ferreiro nas escolas oficiais do Estado de São Paulo.