Escola Projeto Âncora- Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
Estrada Municipal do Espigão, 1239 - Jardim Rebelato - Cotia - SP
Na Escola Projeto Âncora a organização do trabalho na escola gira em torno das relações entre todos os envolvidos no processo de aprendizagem, contribuindo para que cada educando aprenda a estar, a ser, a conhecer e a agir.
A ação pedagógica, os dispositivos de aprendizagem, as intervenções e as decisões em assembleias giram em torno dos valores: respeito, solidariedade, honestidade, afetividade e responsabilidade.
O trabalho com o currículo considera a experiência individual e social da criança, que é única e singular, com ritmo e percepções próprias. Esta perspectiva pressupõe a humanização, e busca promover melhor qualidade da experiência humana, o que inclui a empatia nas relações interpessoais.
O conceito de currículo é entendido numa dupla dimensão; o currículo interior ou subjetivo é um percurso (único) de desenvolvimento pessoal, um caminho, um trajeto. Só o currículo subjetivo (o conjunto de aquisições de cada educando) é que está em condições de validar a pertinência do segundo currículo, currículo objetivo, fundamentado na base nacional curricular comum.
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.
Atividade sobre o bullying. Foto: divulgação.
Crianças durante atividade circense. Foto: divulgação.
Educadora e estudantes analisam conteúdo aprendido na iniciativa. Foto: divulgação.
Sede durante atividade. Foto: divulgação.
Estudantes e professores durante debate. Foto: divulgação.
Estudante lê um livro nos arredores da iniciativa. Foto: divulgação.
Estudante durante treino para atividade de circo. Foto: divulgação.
Educadores, estudantes e comunidade durante apresentação no circo da iniciativa. Foto: divulgação.
Estudantes durante momento de estudo. Foto: divulgação.
Iniciativa vista de cima. Foto: divulgação.