Colégio Equipe
Rua São Vicente de Paula, 374 - Bairro Santa Cecília - São Paulo (SP) - CEP: 01229-010
Desde 1968, o Colégio atende crianças e jovens com um currículo direcionado à formação de um ser humano autônomo, criativo, com valores próprios, com uma sólida base de competências e capaz de participar ativamente de uma sociedade democrática e pluralista.
Seu currículo possibilita aos alunos o aprendizado de conceitos e conteúdos que favorece o desenvolvimento das diferentes formas de organização do seu pensamento. Desde as séries iniciais, os alunos aprendem que estudar é buscar respostas a problemas, com método, e que o conhecimento não é um conjunto de verdades prontas e acabadas “escondidas” com o professor.
Os projetos interdisciplinares propostos em cada série são uma estratégia importante nesse processo de aprendizagem. São estudos que partem de uma questão norteadora proposta a partir do currículo das disciplinas e pelas diretrizes da série, envolvem um trabalho de pesquisa de diversas fontes em campo, discussões coletivas dos dados, sistematização e a elaboração de um produto que responda à questão norteadora e aponte para outras novas questões.
Na Educação Infantil, as questões para investigação são elaboradas pelo professor com base nas discussões do grupo. Algumas investigadas nos últimos anos foram: “Como nasceu a primeira pessoa, se ela não tinha uma mãe?”, “Existe vida no deserto?”, “Por que os adultos inventam histórias que dão medo nas crianças?”.
No Ensino Fundamental, o principal projeto do 4º ano, por exemplo, articula-se em torno da pluralidade cultural do povo brasileiro, investigada a partir do conhecimento da ascendência dos alunos em um estudo no qual conceitos como cultura, civilização, ambiente, trabalho e cidadania, entre outros, são construídos e auxiliam na compreensão das razões políticas, econômicas e culturais da imigração e das transformações que ela produziu na sociedade brasileira. Já no 8º ano, os alunos buscam respostas à questão “Para preservar é preciso isolar?”, por meio de observações, entrevistas, análises e discussões nas regiões de Paraty e Picinguaba.
No Ensino Médio, o objetivo do projeto na 1ª série são as relações entre ciência, tecnologia e política, no estudo da agroindústria da cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto. Na 2ª série, o cenário é o processo de industrialização e suas consequências socioambientais na região de Cubatão, tendo como conceito nuclear o trabalho humano. A monografia, realizada pelos alunos da 3ª série, é o projeto que permite sintetizar o processo de aprendizagem, num estudo que mobiliza as principais competências de investigação desenvolvidas ao longo desse percurso
Ao final do processo de ensino-aprendizagem, pretende-se que o aluno:
6.Desenvolva sua capacidade de identificar problemas, levantar hipóteses, coletar dados, analisar, interpretar esses dados e chegar às suas próprias conclusões com método;
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.