SESI RS
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O SESI RS tem uma proposta educacional focada no desenvolvimento de competências, voltadas para o mundo do trabalho e a excelência acadêmica, desenvolvidas por meio de projetos de pesquisa e instrumentalizadas por recursos bibliográficos e tecnológicos.
A metodologia foi construída a partir de estudos diagnósticos sobre os jovens da região da escola, bem como dados quantitativos e qualitativos da realidade dos mesmos. Além disso, estudos aprofundados sobre a realidade geracional, as culturas juvenis, as demandas pedagógicas e sociais tendo em vista a expectativa de inclusão ao mercado de trabalho foram decisivos para a organização das principais estratégias metodológicas. A metodologia utilizada visa à descoberta, à criação e à inovação. Para tanto a pedagogia ativa está presente na rotina da sala de aula por meio de projetos de estudos, projetos de pesquisas interdisciplinares, dupla e multidocência, considerando também o protagonismo dos estudantes.
O trabalho por projetos tem o objetivo de articular diversos conhecimentos e experiências em prol de soluções de problemas significativos para a escola e para a comunidade. A ampla utilização da tecnologia, a ênfase em planejamentos e os trabalhos em equipes, bem como a utilização de salas ambientes, contribuem para que o aluno tenha apoio (material, didático e de seus pares) para estabelecer suas hipóteses e desenvolver suas ideias. A escola pretende com esta metodologia instigar a capacidade do estudante de dar sentido às informações que o rodeiam, aos fatos estudados em aula, à articulação do conhecimento e das competências, propondo respostas aos diferentes problemas.
A abordagem curricular da escola é contextualizada e interdisciplinar, visando atender às diversidades dos grupos e dos indivíduos. Concebe-se que a aprendizagem, para se constituir, precisa ser coletiva, pois exige interlocução e troca de pontos de vistas, deve ser contextualizada, para ser significativa, exige a multiplicidade de olhares para ser reconhecida nas suas especificidades – por isto interdisciplinar- e, finalmente, simples o suficiente para oportunizar a apropriação pelo sujeito sem perder seu sentido.
A gestão do tempo está em consonância com o espaço escolar. Este é amplo, composto por salas ambientes para cada área e algumas específicas por componente curricular, tais como música, artes e inglês, além de ginásio para esportes, campo de futebol, quadras de esportes ao ar livre, espaço para o almoço etc. Todos os locais são de fácil acesso – a escola é organizada verticalmente, sem escadas – e a entrada nos ambientes é livre. Além dos espaços, há a oferta de recursos didáticos, tecnológicos e audiovisuais, tais como um tablet e um note por estudante, fornecidos pela escola e sem repasse de custo para as famílias.
A escola SESI articula-se com setores comunitários , públicos e privados. As relações ocorrem com ONGs, com órgãos administrativos do município, Secretaria Municipal da Cultura, Câmara de Vereadores, Secretaria e Conselho Municipal da Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Tutelar, Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), Institutos Federais, Universidades, indústrias e escolas em geral. Essas relações são motivadas por diferentes demandas, seja por projetos promovidos pelos alunos, seja por situações que ameacem a continuidade de estudos desses estudantes, seja ainda por complementariedade de objetivos.
Saiba quais são as escolas e organizações educativas que inovam e quais são as ações que elas desenvolvem para melhorar a educação no Brasil.